Comissão de reparações eleva os créditos da Alemanha e envia delegação à Berlim

Comissão de reparações eleva os créditos da Alemanha e envia delegação à Berlim

Correio do Povo do dia 17 de dezembro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Navios alemães foram entregues aos aliados como forma de indenização.

publicidade

A Allemanha e os alliados 

A commissão de reparações eleva os creditos da Allemanha

Paris, 15 - A commissão das reparações decidiu elevar o credito da Allemanha a 102.144.648 marcos ouro deduzidas as despesas relativas ás reparações e á venda dos navios entregues a contar de 1º de maio de 1921. A commissão resolveu enviar a Berlim uma delegação que estudará diversas medidas destinadas a simplificar e a abreviar o processo geral dos pagamentos em especie. Foi decidido igualmente pela commissão reconhecer a partir de 28 de outubro de 1918, á Tcheco-Slovaquia o direito de restituição em virtude dos tratados de Versailles, Saint Germain e Trianon.

DIVERSAS

Uma ponte ligando o Rio á Nictheroy - O sr. Sebastião Barroso dirigiu á Camara dos Deputados um requerimento pedindo a concessão para ligar Rio de Janeiro com a cidade de Nictheroy, por uma ponte methalica, lançada entre as pontas do Calabouço ou aterro do morro do Castello e Gragoatá, com vãos e altura sufficientes para não entravar a navegação e construir um cáes commercial com armazens annexos na mesma cidade de Nictheroy, em local préviamente designado pelo governo federal, de accordo com a prefeitura daquella cidade e o governo do Estado do Rio. 

Os successos de Santo Angelo - Como é do dominio publico, em consequencia dos graves successos que se vinham desenrolando no municipio de Santo Angelo, o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, em data de 26 de novembro ultimo, depois de fazer ver o embaraço que taes factos causavam á administração, requisitará ao commando da 3ª Região Militar a intervenção da força federal. Pelo general Cypriano da Costa Ferreira, commandante da região, foi, então, designado para intervir no caso, o 1º batalhão ferro-viario, que, sob o commando interino do capitão Raul de Mello, se achava a serviço naquella villa. O dr. Borges de Medeiros enviou um telegramma agardecendo ao general Cypriano Ferreira.

TELEGRAMMAS

Roque Callage

Alfredo Chaves, 16 - Seguiu para Bento Gonçalves o escriptor patricio Roque Callage, que aqui realisou duas conferencias litterarias muito concorridas. Ao autor do “Rincão” um grupo de amigos e admiradores offereceu, hontem, um jantar intimo. 

Ensino ambulante de agricultura 

Julio de Castilhos, 16 - O dr. Celeste Gobatto , chefe do ensino ambulante de agricultura, fez hontem no Club Felix da Cunha, perante selecto auditorio, uma conferencia sobre as industrias pelo espaço de uma hora, com agrado geral. Terminada a conferencia, o dr. Gobatto pemaneeu no club, em amistosa palestra com os fazendeiros e pessoas gradas. O dr. Gobatto seguiu para Santa Maria, de onde sairá a percorrer a zona colonial e Cachoeira, visitando ainda o 5º districto deste municipio.

Industria siderurugica 

S. Paulo, 16 - Hoje, na Camara dos Deputados, o sr. Julio Prestes defendeu o projecto que ampara a industria siderurugica, ora nascente, isentando-a de impostos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 17 dezembro na história

1905 - Nasce o escritor Érico Veríssimo.
1915 - Cai o último reduto da Guerra do Contestado. 
1961 - Gran-Circus Norte-Americano pega fogo e mata 400 pessoas, em Niterói, Rio de Janeiro.
1992 - Morre a romancista belga Marguerite Yourcenar.
1996 - Aprovação da Lei de Diretrizes e Bases.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895