Comunistas dinamitaram viaduto em Berlim

Comunistas dinamitaram viaduto em Berlim

Correio do Povo do dia 29 de março de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os comunistas nas ruas de Berlim.

publicidade

Agitação communista na Allemanha - Os disturbios e attentados continuam

Halle, 27 - Os communistas atacaram, com granadas de mão , a séde do jornal pan-germanist “Hallesch Zeitung”.

Berlim, 28 - Foi proclamado rigoroso estado de sitio para Halle. Em Manfeld, Hettstedt e Koester foram affixadas ordens determinando que os cidadãos que depois das 18 horas forem encontrados nas ruas sejam fuzilados sem aviso, não devendo permanecer pessoas ás janellas, seja para que caso fôr.

Berlim, 28 - Os terroristas dynamitaram o viaducto Charlottemburgo. Varias casas das adjacencias ficaram damnificadas. As guarnições do “reich-werhr” de Potsdam, Spandam e Pozen estão promptas para intervir no caso de desordens. Em Sangerhausen, os insurrectos fizeram saltar a repartição dos correios e tentaram dynamitar os bancos ali existentes.

DIVERSAS

Ramal Ferreo - Por todo o mez entrante será inaugurado o trecho entre as estações de varzea Grande e Gramado da estrada de ferro de Taquara á Canella. Esse trecho tem a extensão de 18 kilometros. Um outro trecho de 8 kilometros entre Gramado e Canella será inaugurado por todo o mez de junho, estando os respectivos trabalhos bastante adeantados. A convite dos srs. João Corrêa & Filhos, proprietarios da estrada de ferro de Taquara á Canella, o dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea fez, na semana passada uma viagem de inspecção até Gramado. Nessa excursão se fez acompanhar por membros da directoria da Viação Ferrea.

Campanha louvavel - Hoje, ás 20 1/2 horas, na séde da Associação Christã de Moços, haverá uma reunião para se organisar a commissão que se encarregará de dirigir a campanha contra a propagação das molestias venereas, que pretende promover aquella associação. Nesta sua iniciativa a Associação Christã de Moços já tem recebido muitas moções de applausos.

Reclamações - Moradores da rua dos Andradas, quadra entre a Senhor dos Passos e Santa Catharina, queixam-se que seguidamente lhes têm faltado agua. Alguns delles tem mandado construir tanques, para deposital-a, quando ás vezes apparece, mas apezar dessa providencia, lutam com a falta do precioso liquido. Ainda os mesmos moradores queixam-se da escassez do gaz do que lhes é fornecido, causando transtornos para eles.

TELEGRAMMAS

Via-ferrea de Palmares a Conceição

Conceição do Arroio, 26 - Sabe-se aqui que chegaram a Palmares os trilhos e material necessarios para conclusão dos trabalhos da via-ferrea dali a esta villa, noticia esta recebida aqui com grande satisfação.

Rebocador General Osorio

Conceição do Arroio, 28 - Pela primeira vez, ancorou no porto da Lagoa Marcelino Pinto, junto a esta villa, o rebocador “General Osorio”.

Dr. Assis Brasil

S. Paulo, 28 - Acha-se nesta capital o dr. Assis Brasil a quem a Sociedade Paulista de Agricultura offerecerá um banquete. O dr. Assis Brasil fará uma conferencia sobre a sua excursão a Santa Catharina.

Trens nocturnos para S. Paulo

Rio, 28 - A directoria da Estrada de Ferro Central resolveu crear mais um trem nocturno de passageiros para S. Paulo, perfazendo o total de tres os comboios que para ali partem durante a noite.

Commemoração da batalha de Tuyuty

Rio, 28 - Sabe-se que, em maio durante os festejos commemorativos da batalha de Tuyuty, o Rio de Janeiro receberá veteranos do Exercito do Uruguay.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de março na história

1549 - Fundação de Salvador, primeira cidade do Brasil. 
1930 - Nasce o ator Lima Duarte. 
1939 - Plebiscito realizado na Alemanha revela que 99% da população aprova o governo nazista. 
1954 - Elvis Presley grava o seu primeiro disco. 
1976 - Geisel cassa os deputados Nadyr Rosseti e Amaury Muller, do RS.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895