Comunistas se reúnem em Congresso na Itália

Comunistas se reúnem em Congresso na Itália

Correio do Povo do dia 18 de janeiro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

No Congresso realizado em Livorno, nasceu o Partido Comunista da Itália.

publicidade

O Congresso socialista de Livorno

Roma, 17 - Informam de Livorno que foram installados, hontem, ali, os trabalhos do congresso do partido socialista. O sr. Baratono falou expondo as idéas dos communistas unitarios, tendo declarado que a massa italiana não está preparada nem armada para a revolução. Em seguida, o delegado allemão, sr. Lavi, apresentou á assembléa as saudações dos communistas allemães. O Congresso iniciou os seus trabalhos, com a discussão do relatorio sobre o segundo Congresso da Terceira Internacional. O chefe do governo dos “soviets”, sr. Lenine, continua a querer exercer influencia sobre os trabalhos do Congresso Socialista Italiano. A sessão de abertura do Congresso Socialista decorreu em meio da maior balburdia, pugilatos e agressões, só se conseguindo iniciar a verdadeira discussão depois de duas horas.

DIVERSAS

Associação de Imprensa - Hoje, ás 19 1/2 horas, na redacção do “Independente” haverá uma sessão da directoria da Associação Rio-Grandense de Imprensa.

Reclamação - Moradores da rua 17 de Julho pedem-nos reclamemos a quem de direito contra o facto de fazer o Asseio Publico o serviço que lhe compete, mensalmente, quando o deveria ser todas as semanas.

Homenagem á memoria dos ex-imperadores - Realisou-se Ante-hontem, no salão da Confeitaria Rocco, a sessão civica em homenagem á memoria dos ex-imperadores d. Pedro II e d. Thereza Christina, cujos restos mortaes acabam de ser repatriados, e que fôra promovida por um grupo de admiradores das virtudes dos ex-imperantes.

Centro Nortista - Cogita-se, nesta capital, da fundação de uma aggremiação de filhos do norte do paiz, aqui residentes. O Centro Nortista, como será denominada a nova sociedade, não terá nenhum intuito regionalista porventura menos sympathico, sendo, pelo contrario, o seu unico fim, estreitar, cada vez mais, as relações sociaes e economicas entre as duas regiões do paiz, tornando o norte mais conhecido neste Estado, bem como prestar aos nossos patricios dali as informações que os mesmos solicitarem a direcção do referido Centro sobre a nossa vida e as nossas condições commerciaes, industraes, etc. Para esse fim, a projectada aggremiação possuirá um gabinete de leitura.

TELEGRAMMAS

Excursão nautica

Taquary, 15 - Como eram esperados, chegaram, hoje, a esta cidade, ás 19 horas, os botes “Alice” e “Izabella”, do Gremio Nautico União, dessa capital, os quaes sairam tripulados por dez jovens remadores da mesma sociedade. Os arrojados remadores foram festivamente recebidos, tendo sido acompanhados por uma grande massa popular e ao som de uma banda de musica, até a residencia do sr. Antonio Rodrigues de Castro, onde ficaram hospedados. Ahi foram trocadas enthusiasticas saudações.

Politica federalista

Passo Fundo, 9 - Hontem realizou-se uma grande reunião dos federalistas do 2º districto deste municipio, para onde seguiram afim de assisitil-a, o dr. Arthur Silva e varios amigos e correligionarios. Informam dali que essa reunião esteve muito concorrida e animada.

A questão dos ferro-viarios

Londres, 16 - As companhias de estrada de ferro pediram aos ferro-viarios que aceitassem um novo horario de trabalho, ou se demittissem. O “comité” executivo da União Nacional dos Ferro-Viarios declarou que a situação resultante dessa imposição é grave, pois violou o accordo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 de janeiro na história

1918 - Os bolcheviques dissolvem a Assembleia Constituinte Russa.
1926 - Nasce o escritor Autran Dourado. 
1934 - Greve revolucionária em Portugal tenta derrubar Salazar.
1984 - Paulo Maluf lança candidatura á presidencia.
2000 - Petrobras deixa vazar mais de 1,3 milhão de litros de óleo na Baía da Guanabara. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895