Conferência de Riga discute paz entre Polônia e Rússia

Conferência de Riga discute paz entre Polônia e Rússia

Correio do Povo do dia 14 de janeiro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A Conferência de Riga discutia as condições de paz.

publicidade

As relações entre a Polonia e a Russia

Londres, 12 - Communicam de Riga, onde estão discutindo as condições de paz os plenipotenciarios da Russia e da Polonia, que não é satisfactorio o andamento dessas negociações devido á insistencia dos bolchevistas em inserirem no tratado uma clausula pela qual, em caso de rompimento entre os dos paizes, as hostilidades só poderiam ter inicio seis semanas depois da data em que fosse annunciada a declaração de guerra. Os polacos entendem que alludida clausula collocará a Polonia á merce de uma occupação por parte das tropas dos soviets.

As relações entre o Estado Livre de Dantzig e a Polonia

Varsovia, 11 - Chegou a esta capital, afim de conferenciar com o principe Sapieha, ministro dos Extrangeiros, a proposito da convenção entre a Polonia e o Estado Livre de Dantzig, o professor Attoldek, alto comissario de Dantzig.

DIVERSAS

Raid de automovel - O sr. Pelegrin Figueras, da firma Danrée & Comp. , agentes dos automoveis Dodge vae emprehender, em uma baratinha, uma viagem de ida e volta daqui a Montevidéo. O motor deste vehiculo tem a força de 30,35 cavallos, podendo desenvolver uma marcha superior a cem kilometros. O sr. Figueras dará amanhã inicio a sua prova partindo das Pedras Brancas, devendo percorrer os municipios de Encruzilhada, Caçapava, S. Sepé, S. Gabriel, Rosario e Livramento. Com um outro auto do mesmo typo aquelle “sportman” já fez o trajecto de Montevidéo aqui, num total de 1.400 kilometros em 54 horas. Conhecendo agora melhor as estradas pretende, em seu regresso, supplantar este tempo na travessia de Montevideo á Porto Alegre. O sr. Figueras já é o vencedor de varias provas automobilisticas na vizinha republica, entre as quaes a do campeonato do Automovel Club do Uruguay, em 1919 e 1920.

A ex-familia imperial - O nosso collega Victorino Portella expôz, hontem, na vitrine desta folha, diversas photographias de membros da ex-familia imperial do Brasil. Todas essas photographias foram apanhadas por occasião da sua vinda ao Rio Grande do Sul, em 1865. As photographias, em numero de oito, mostram d. Pedro II em traje de gaucho, quando em 1865 passou por Alegrete, com destino a Uruguayana; d. Pedro II em traje de generalissimo do exercito brasileiro; d. Pedro II e seus dois genros.

TELEGRAMMAS

As proximas eleições federaes

Bagé, 13 - Os federalistas continuam a intensa cabala eleitoral m favor de seus candidatos. Estão sendo esperados o dr. Pinto da Rocha, coronel Raphael Cabeda e o dr. José Julio Silveira Martins que aqui virão fazer conferencias em prol de suas candidaturas. Na cidade appareceram, hoje, pela manhã, cartazes profusamente distribuidos com os seguintes dizeres: “Republicanos á postos !!! É trair seu partido todo republicano que não comparecer ás eleições de 20 de fevereiro e deixar de votar na chapa official, apresentada pelo benemerito chefe dr. Borges de Medeiros. Avante republicanos a victoria nossa será estrondosa.

O aviador Edú Chaves

Rio, 13 - O aviador Edú Chaves visitou a Escola de Aviação Naval, onde almoçou. Em seguida, voou, como passageiro, no hydroplano M 9 n. 88, pilotado pelo tenente Mario Godinho, que fez um demorado voo sobre a cidade, a differentes alturas, viragens e vôos de acrobacia. O realisador da façanha aerea Rio-Buenos Aires teve uma cordeal acolhida entre os aviadores navaes que com elle trocaram impressões sobre o seu feito, que veio enncher de glorias a aviação nacional.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 14 de janeiro na história

1900 - Estreia mundial da Ópera Tosca, de Puccini.
1957 - Morre o ator norte-americano Humprey Bogart.
1957 - Tropas brasileiras embarcam para o Canal de Suez. 
1971 - Chegam ao Chile 70 presos políticos libertados em troca do embaixador suíço no Brasil.
1980 - Figueiredo escolhe Sarney para a mudança da Arena pelo PDS.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895