Conflitos na política italiana

Conflitos na política italiana

Correio do Povo do dia 8 de abril de 1921, sexta-feira, noticiava:

Manifestações antifascistas na Itália

publicidade

A situação politica na Itália 

Roma, 7 - Foi assignado o decreto real relativo á dissolução do Parlamento, sendo marcada as novas eleições geraes para o dia 15 de maio. O novo Parlamento deverá iniciar os seus trabalho a 8 de junho vindouro. “Il Tiempo” annuncia que os srs. Benito Mussolini, leader dos fascistas e Gabriel D’Annunzio tiveram uma conferencia em a qual examinaram a actual situação politica do paiz em virtude da proximidade das eleições geraes. 

Roma, 7 - Mal foi publicado o decreto dissolvendo o parlamento, todos os partidos reuniram-se immediatamente afim de iniciar os preparativos para a proxima campanha eleitoral, talvez a mais importante que terá logar no reino desde a proclamação da Carta Constitucional de 1848. Os conflictos entre fascistas e socialistas recommendavam ao governo essa medida constitucional.

DIVERSAS

Reclamações - Moradores da rua São Manoel, no Parthenon, pedem-nos para chamar a attenção de quem de direito para as irregularidades verificadas no serviço do Asseio Publico, pois ha mais de um mez que esse serviço não se faz, deixando em mas condições hygienicas as habitações daquella rua. Esse facto verifica-se principalmente no trecho entre ás ruas Boa Vista e Monsenhor Veras que se acha em completo abandono, não tendo os empregados do Asseio dias certos para remover os cubos, fazendo tal serviço quando bem lhes parece. 

Livraria Americana - Acaba de arrendar a parte terrea do predio n. 413 da rua dos Andradas, onde funcciona presentemente a casa de artigos electricos do sr. Angelo M. La Porta. Esse predio é de propriedade da “Evidencia do Sul”, tendo sido a respectiva escriptura lavrada no cartorio do coronel Octaviano Gonçalves.

Matadouro Publico - No mes de março findo, no matadouro das Pedras Brancas, foram abatidos 1,581 animaes vaccuns, inclusive 42 vitellos. Foram retirados 106 dianteiros para o preparo de xarque e 65 ditos, com 2.255 kilos para o consumo daquella localidade. Para o consumo da população da capital foram remettidos 285.820 kilos de carne, além de 57 animaes suinos e 18 carneiros.

Roubo de mercadorias - A firma João Bergmann, estabelecida nesta capital, com casa de armas, acaba de ser victima de um novo roubo de mercadorias. 

TELEGRAMMAS

Transporte de trilhos para a Viação Ferrea

Rio Grande, 7 - A Sudamerikanische celebrou um contracto com o governo do Estado para conduzir da Allemanha ate aqui 4.000 toneladas de trilhos destinados á Viação Ferrea e que deverão ser embarcados em vapores que zarparão brevemente para este porto. 
A industria do xarque 

Tupaceretan, 7 - A xarqueada dos srs. Osorio, Abreu Terra & C. abateu até hoje 12.000 bois. 
A peste bovina

S. Paulo, 7 - A peste bovina que aqui appareceu está completamente jugulada. Ignora-se ainda a origem do terrivel mal, visto que o gado zebu de Uberaba e outros centros pastoris está perfeitamente sadio. O dr. Luiz Pereira Barreto, escrevendo a respeito, diz acreditar que a peste provem da juta importada da India seguidamente. 

Novo jornal. 

Florianopolis, 7 - Apparecerá aqui, segunda-feira proxima, o jornal “A Verdade”, de grande formato e politico. 
Conferencias scientificas nos Estados Unidos. 

Rio, 7 - O dr. Carlos Chagas, director da Saúde Pública embarcará para a America do Norte, onde fará conferencias.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de abril na história
1888 - Publicação de “O Ateneu”, de Raul Pompéia.
1950 - Morre o bailarino Vaslav Nijinski.
1970 - Flagelados da seca iniciam saques e invasões no Nordeste.
1973 - Morre o pintor Pablo Picasso.
1980 - Durante a visita do presidente Figueiredo ao Paraguai, são devolvidos objetos pertencentes a Solano Lopez.

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895