Confrontos entre governistas e revolucionários se tornam cada vez frequentes pelo estado

Confrontos entre governistas e revolucionários se tornam cada vez frequentes pelo estado

Correio do Povo do dia 6 de março de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os governistas eram liderados em Camaquã por Donário Lopes de Almeida

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Os successos de Camaquam 

Dores de Camaquam, 5 - Hontem, á tarde, foi restabelecida a linha telegraphica para a Barra do Ribeiro, outras continuam ainda cortadas. A população daqui está sobressaltada, em vista de constantes noticias de que se acham forças nos arredores desta villa. Na tarde de quarta-feira, houve um encontro na Barra do Velhaco, entre uma força revolucionaria e um grupo governista que acompanhava o dr. Donario Lopes de Almeida, chefe politico de S. João de Camaquam. O encontro foi renhido, durando duas horas. Diz-se que os revolucionarios tiveram quatro baixas e os governistas apenas um ferido, constando que este é Nelson Carrion. Deante da superioridade numerica dos adversarios os governistas retiraram-se embarcando parte em gazolinas com destino á Barra do Ribeiro, e tomando outra parte, acompanhando o dr. Donario, rumo de S. Lourenço, onde chegou na madrugada de sexta-feira. Dia a dia augmentam as forças revolucionarias que acampam as margens do Velhaco, com grupos idos de varios pontos dos municipios de Dôres e de S. João de Camaquam. 

DIVERSAS 

Monumento ao Senador Pinheiro Machado - Chegou, hontem, a esta capital, o esculptor Pinto do Couto, autor do monumento que será erigido na necropole desta capital ao senador Pinheiro Machado. Os trabalhos de collocação do monumento serão começados esta semana, devendo terminar ainda este mez. 

O augmento das passagens de bondes - Realisou-se hontem a sessão de assembléa geral dos accionistas da Companhia Força e Luz Porto Alegrense. Presidiu a sessão o dr. José de Almeida Martins Costa Juino. Depois que os accionistas tiveram conhecimento do relatório apresentado pela directoria, do balanço e contas e do parecer do conselho fiscal, que foram todos approvados, a assemblea tratou do augmento do preço das passagens proposta esta lembrada pela directoria em seu ultimo relatorio. Discutido o assumpto e por proposta de alguns accionistas a directoria foi autorisada unanimemente a elevar a passagem de 200 para 300 réis. 

O café a 200 réis - Segundo declaração assignada pelos proprietarios de cafés desta capital, resolveram elles augmentar o preço da chicara de café, elevando-o de 100 para 200 réis, e a taça de 300 para 400 réis. Allegam os proprietarios de cafés que fazem este augmento devido á alta do assucar e do café em grão. 

TELEGRAMMAS

As consequencias da occupação do Ruhr

Paris, 3 - Despachos não confirmados ainda dizem que, nestes ultimos quinze dias, tem se notado nas proximidades de Munich uma grande concentração de tropas de bandos armados, cujas intenções se desconhecem. 

Essen, 3 - As autoridades francezas foram informadas da existencia de agencias secretas de recrutamento para a Reichsweir, uma das quaes funcciona na capital da Hollanda. 

Dusseldorf, 3 - As tropas francezas, que marcharam sexta-feira para Gelsenkirchen, desarmaram a policia de segurança e prenderam 12 officiaes e 270 homens, que foram deportados para o interior da Allemanha nos caminhos de ferro militares.

Essen, 4 - Fortes contingentes das tropas francezas occuparam a principal estação ferro-viaria desta cidade. Essa medida faz parte do plano conhecido que tem por fim controlar o systema ferro-viario do Ruhr e da Rhenania. 

Dusseldorf, 4 - Os francezes occuparam as agencias postaes impedindo o respectivo trafego.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de março na história

1928 - Nasce o escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez.
1956 - JK anistia militares golpistas.
1957 - Independência de Gana. 
1987 - Tombamento da Ilha Grande.
1994 - Morre a atriz Melina Mercouri. 
2001 - Morre o governador de São Paulo Mário Covas. 

 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895