Confusão em enterro instaura brigas entre comunistas e fascistas na Itália

Confusão em enterro instaura brigas entre comunistas e fascistas na Itália

Correio do Povo do dia 27 de janeiro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os conflitos entre comunistas e nacionalistas cresciam na Europa.

publicidade

As lutas entre communistas e nacionalistas

Roma, 25 - Noticiam de Modena que quando o cortejo funebre que acompanhára o enterro de um estudante fascista, morto ha dias, regressava do cemiterio, foram disparados tiros de determinado logar, matando duas pessoas e ferindo outras. Em consequencia desse ataque, os fascistas invadiram e incendiaram a camara do Trabalho, mas a policia interveiu restabelecendo a ordem. 
Bolonha, 25 - Em signal de protesto contra os acontecimentos que acabam de occorrer em Modena grupos de fascistas forçaram a porta do edificio em que funcciona a Camara do Trabalho, incendiando-o. 
Roma, 26 - Devido ao conflicto recente, os socialistas decretaram a gréve geral.
Milão, 26 - Os fascistas assaltaram a bibliotheca do jornal Avanti, destruindo todos os livros.

DIVERSAS

Exposição de uvas - Continuam os preparativos para a exposição de uvas, que domingo proximo realisar-se-á no arrabalde de Villa Nova. A commissão central já têm obtido a adhesão de muitos agricultores, devendo essa festa do trabalho se realisar no edificio da extincta cooperativa. Além de viticultores de Villa Nova, concorrerão ao mesmo, os que residem nos arraiaes da Gloria e Theresopolis. Nos dias da exposição trafegarão do fim da linha de Theresopolis para Villa Nova, tres auto-omnibus.

Viagem de automovel - A “baratinha” “Dodge”, guiada pelo sr. P. Figueras, representante daquella fabrica de automoveis, neste Estado, chegou, hontem, á Montevidéo. Assim, pela segunda vez, aquelle cavalheiro acaba de fazer a viagem de automovel daqui á capital uruguaya. Como no trajecto de Porto Alegre a Livramento, e de Livramento á Montevidéo, a viagem foi feita em excellentes condições. A baratinha “Dodge” venceu todos os obstaculos em que encontrou, chegando bem á capital uruguaya. Depois de alguns dias de estada ali, regressará no mesmo automovel. Em seu regresso pretende bater o tempo de 54 horas que gastou, quando, no anno passado, veiu de Montevidéo. O sr. P. Figueras entre outras victorias automobilisticas obtidas no Uruguay, consta o “raid” Montevidéo-S. José e vice-versa, feita em 55 minutos.

Gréve dos operadores cinematographicos - No RJ declararam-se em gréve os operadores cinematographicos.

TELEGRAMMAS

Fundação de um collegio

Jaguarão, 26 - Hontem, ás 14 horas, presentes numerosas pessoas no salão nobre da Intendencia Municipal, o dr. Francisco Fabres da Rocha expôz as bases para a fundação de um collegio para o ensino secundario. A fundação deste collegio ficou definitivamente resolvida, devendo o mesmo tomar o nome de “Joaquim Caetano”, em homenagem ao notavel medico, professor e diplomata jaguarense, que foi o dr. Joaquim Caetano da Silva.

Tumulto entre nacionalistas e communistas

Hamburgo, 26 - Uma reunião de nacionalistas que se realisava nesta cidade foi atacada por um grupo de communistas. Foram trocados tiros de revólver, não havendo, porém, victimas.

Construcção de uma estrada de ferro

Buenos Aires, 26 - Seguiu para a cidade de Salta a commissão que iniciará os trabalhos de construcção de uma estrada de ferro que, partindo dali, irá até a fronteira do Chile.

As relações entre Tcheco-Slovaquia e a Italia

Roma, 26 - O ministro dos extrangeiros da Tcheco-Slovaquia, sr. Benes, virá á Italia, para conseguir accordos economicos entre os dois paizes.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia de 27 de janeiro na história

1763 - Brasil torna-se vice-reinado.
1901 - Morre o compositor italiano Giuseppe Verdi. 
1906 - Nascimento de Radamés Gnatalli, compositor e arranjador.
1926 - Primeira transmissão de televisão é realizada na Grã-Bretanha. 
1973 - O Estados Unidos assinam cessar-fogo com o Vietnã. 
1995 - Primeira apresentação do Roling Stones, no Brasil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895