Congresso dos sovietes é inaugurado e discute a mudança política e econômica da Rússia

Congresso dos sovietes é inaugurado e discute a mudança política e econômica da Rússia

Correio do Povo do dia 27 de dezembro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O Congresso dos Soviets reuniu todas as Rússias.

publicidade

Reuniu-se o Congresso dos soviets 

Será discutida a nova politica economica do governo 

Moscou, 25 - Sob a presidencia do sr. Kalenine, presidente do comité central executivo do Soviet, inaugurou-se hoje o congresso dos soviets de todas as Russias, devendo durar seus trabalhos cerca de 12 dias. Será discutida a mudança da politica economica da Russia. O partido está dividido, sendo principaes defensores da nova politica no congresso os srs. Kameneff e Bodnoff. Contra a mesma bater-se-á o sr. Darine, dizendo que os industriaes ficarão senhores autonomos, tornando-se muito difficil contel-os depois. Muitos “leaders” acham que é necessario ter outra politica, que resolva o problema economico da Russia.

DIVERSAS

O caes da capital - As obras para a construcção do cáes desta capítal estão sendo feitas, actualmente, como se sabe, por administração, sendo os serviços dirigidos pelo engenheiro belga dr. Henry Hausset, para tal fim contractado. Agora, segundo conseguiu saber a nossa reportagem, este technico acaba de fazer ao governo do Estado uma longa proposta para que as obras daquelle serviço lhe sejam entregues por empreitada. Na proposta em questão, compromette-se o dr. Henry Hausset a entregar completamente prompto, dentro do praso de 900 dias. Todo o cáes, desde os Navegantes até o Crystal. Nas obras em que se compromette a fazer executar dentro daquelle praso inclue o proponente o calçamento de todas as ruas a serem abertas e completo aterramento e nivelamento do terreno destinado á construcção da estrada de ferro. Para effectivação das obras acima referidas, pede o sr. Henry Hausset, em sua proposta, que o governo lhe pague a importancia de 25 mil contos de reis. 

A concessão da Loteria do Estado - O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, depois de mandar ouvir a Junta de Fazenda, indeferiu o requerimento em que Alfredo José Pinto, concorrente á concessão do contrato para a exploração da Loteria do Estado pediu a revisão da licitação.

TELEGRAMMAS

Livraria do Globo 

Uruguayana, 26 - A Livraria do Globo, desta cidade, será transferida para Pelotas. 

Festas do Natal 

Encruzilhada, 26 - O tradicional dia do Natal foi muito commemorado aqui, nos asylos e capellas, onde se celebram actos solemnes, sendo distribuida farta quantidade de prendas aos pobres. Innumeras residencias armaram arvore do Natal , franqueando suas portas á pobresa.

Taquary, 26 - Com um successo surpreendente, realizou-se, hontem, a festa do Natal dos pobres, promovida pela Congregação da Doutrina Christa e pela Conferencia de S. Vicente de Paulo. Pela Congregação foram attendidas 380 creanças, com roupas e distribuidos 100 premios aos alumnos do cathecismo. Pela Conferencia foram distribuidos generos alimenticios a 380 familias pobres, num total de 500 pessoas. 

Orçamento para 1922

S. Paulo, 26 - O senado approvou hoje, o projecto de orçamento do estado para 1922, o que eleva o numero de deputados e senadores estaduaes.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de dezembro na história

1901 - Nasce a atriz alemã Marlene Dietrich.
1934 - Pérsia passa a se chamar Irã.
1945 - Criação do Fundo Monetário Internacional. 
1948 - Nasce o ator francês Gérard Depardieu.
1949 - É fundado no RJ o jornal Tribuna da Imprensa, por Carlos Lacerda. 
1978 - Com nova Constituição, encerra o regime franquista na Espanha.     


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895