Congresso fascista se reúne na Itália e idealiza união de forças nacionalistas

Congresso fascista se reúne na Itália e idealiza união de forças nacionalistas

Correio do Povo do dia 11 de novembro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Benito Mussolini comandava os fascistas na Itália.

publicidade

Os successos da Italia - Está reunido o congresso dos fascistas

Roma, 9 - Falando na Convenção Fascista o sr. Benito Mussolini, aconselhou a união de todas as forças combatentes nacionalistas em torno de um partido politico para que possa ser dado, assim, com eficiencia, o combate ao socialismo e ao communismo na Camara. Todos os oradores espuseram a idéa da fundação de uma grande machina politica que procurará chamar ao seu seio os diversos partidos nacionalistas, fazendo desapparecer as possiveis divergencias e unindo-se todos na luta contra os inimigos internos e externos da patria.

Roma, 10 - Em seguida ao conflicto havido entre fascistas e ferro-viarios, o serviço de trens de Roma foi temporariamente suspenso.

DIVERSAS

As carnes congeladas na França - Noticias provenientes de fonte official, recebidas no Rio, dizem que a questão das carnes congeladas brasileiras na França foi solucionada satisfactoriamente. O addido commercial da nossa embaixada em Paris esteve presente á ultima reunião mensal da commissão consultora de carnes, a qual depois de haver reconhecido desde 12 de agosto haverem aportado á França carregamentos de carnes brasileiras quasi identicas as platinas, propôz fossem ellas admittidas á segunda categoria. Após longo debate foi finalmente acceito o alvitre do nosso addido commercial, proposto na sessão de 24 de dezembro, supprimindo toda e qualquer classificação de carnes. A commissão deliberou, então, não sómente supprimir as categorias, mas até a tabella fixando os preços quinzenaes, ficando assim livres as carnes brasileiras que concorrem na França com quasquer outras. 

Anniversario regio - Passa hoje, mais um anniversario natalicio do rei Victor Emanuel II, da Italia. Por esse motivo conservar-se-ão embandeirados, durante o dia, os consulados dos varios paizes e as sociedades italianas aqui existentes. Como já noticiámos, o sr. Julio Bozano, regente do consulado, dará recepção aos seus compatriotas e aos presidentes das sociedades italianas e ao corpo consular.

TELEGRAMMAS

Abatimento de tarifas ferro-viarias

Carasinho, 10 - Causou excellente impressão, no meio dos expositores de madeiras, o pedido de abatimento de 50% das tarifas ferro-viarias sobre as madeiras. Já se nota alguma animação nos negocios, pois aqui é o maior centro madereiro no Estado.

Patronato Agricola em Pelotas 

Rio, 10 - Foi assignado decreto, hoje, na pasta da Agricultura, creando um Patronato Agricola na cidade de Pelotas. 

O feminismo no Brasil 

S. Paulo, 9 - Foi fundada aqui a Federação Internacional Feminina afim de educar intellectual e moralmente a mulher e pugnar pelos seus direitos. 

As mulheres e o voto 

Rio, 10 - A commissão de Justiça da Camara approvou a emenda que constitui um projecto á parte a concessão á mulher do direito do suffragio politico. 

Abatimento de tarifas ferro-viarias

Carasinho, 10 - Causou excellente impressão, no meio dos expositores de madeiras, o pedido de abatimento de 50% das tarifas ferro-viarias. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de novembro na história

1901 - Motor movido a álcool é apresentado em Paris. 
1904 - Início da Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro.
1918 - Termina a Primeira Guerra, com a rendição da Alemanha.
1940 - Primeiro modelo do Jeep é apresentado pela Willis. 
1951 - Juan Domingo Perón é reeleito presidente da Argentina. 
1991 - A ONU intervém no Cambodja.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895