Conselho Municipal autoriza empréstimo para melhorias em Pelotas

Conselho Municipal autoriza empréstimo para melhorias em Pelotas

Correio do Povo do dia 16 de dezembro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Para tocar as obras em Pelotas, seria efetuado um empréstimo.

publicidade

Melhoramentos em Pelotas - Emprestimo de dez mil contos 

Pelotas, 15 - Hontem, á noite, em reunião, na residencia do coronel Manoel Simões Lopes, presidente do Conselho, dos conselheiros municipaes e presente o intendente e os engenheiros Domingos Cunha, Roberto Marinho, José S. Barbosa, o intendente explicou aos conselheiros os desejos da actual administração, relativos aos melhoramentos de Pelotas, ponderando a necessidade de um emprestimo de 10 mil contos para attender a isso. Hoje, em reunião do Conselho foi autorizado o emprestimo no maximo de 9 % ao anno, com amortização annual, que será empregado na construcção do cáes, arborização de ruas, alargamento, calçadas, illuminação, tração, recalçamento. No fim da reunião, o Conselho do gabinete intendencial cumprimentou o intendente, sendo trocados vários brindes entre os presentes.

DIVERSAS

Faculdade de Medicina - Hoje, ás 10 1/2 horas, em sessão publica reunir-se-á a Congregação da Faculdade de Medicina para dar posse ao dr. Sarmento Leite Filho, no cargo de substituto da nona secção, visto ter sido approvado no concurso a que se submetteu recentemente naquella Faculdade.

O Natal dos Pobres - A Associação Damas de Caridade continua nos seus preparativos para commemorar este anno o Natal dos Pobres.

Construcção de estradas - Em vista do accôrdo celebrado em janeiro deste anno entre o governo federal e a Empreza Constructora do Rio Grande do Sul, esta obrigou-se a concluir os trechos das linhas compreendidas entre Bazilio e o kilometro 53, da linha Bazilio-Jaguarão, São Sebastião a D. Pedrito, da linha São Sebastião a Livramento e Alegrete ao kilometro 57 da linha de Alegrete a Quarahy, trabalhos a que a Empreza Constructora vae dar inicio dentro em pouco. Além desses trabalhos no proximo exercicio será tambem atacados a continuação da construcção da linha de S. Pedro a S. Luiz e ramal de S. Borja, no trecho compreendido entre a estação provisoria do actual á margem esquerda do Jaguary até Santiago do Boqueirão.

Xarqueada Industrial Gabrielense - A Xarqueada Industrial Gabrielense acaba de ser vendida a um grupo de capitalistas residentes em S. Gabriel. Os compradores, são em sua maioria de fazendeiros no municipio de S. Gabriel.

TELEGRAMMAS

O desarmamento da Allemanha

Berlim, 15 - O “Berliner Tageblatt” noticia que o governo allemão dirigiu uma nota á Conferencia dos Embaixadores dizendo que seria sufficiente para a conformação, por parte da Allemanha, com o tratado de Versailles, reduzir as fortificações e tornando-as improprias para a defesa, em logar de destruil-as completamente, como exige a commissão de controle.

O exercito bolchevista

Stockolmo, 15 - Trotsky, falando no Congresso de Agricultura reunido em Moscou, confirmou que reduziria o exercito sovietista á sua metade. Accrescentou o sr. Trotsky que os Soviets empregariam todos os esforços no sentido da paz com as grandes potencias, mesmo á custa de importantes concessões.

O centenario de Dante Alighieri

Roma, 15 - Os prefeitos das principaes cidades italianas reuniram-se aqui para assentar as homenagens que os municipios deverão prestar á memoria de Dante por occasião da passagem do 6º centenario da sua morte em 1921. Os municipios offerecerão para ficar sobre o tumulo de Dante o sino de prata que todas as noites soará á noite celebrada pelo poeta.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de dezembro na história

1935 - Fundação do S. C. São Paulo.
1938 - Durante a Guerra Civil Espanhola, Franco devolve ao rei Afonso XIII os direitos civis.
1976 - Chacina da Lapa; agentes da repressão matam 3 dirigentes do PC do B e prendem 4, durante reunião da executiva do partido.
1993 - STF confirma cassação de Fernando Collor de Melo. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895