Conselho Paroquial avaliava finanças para reconstruir igreja do Menino Deus

Conselho Paroquial avaliava finanças para reconstruir igreja do Menino Deus

Correio do Povo edições de 24 e 25 de dezembro de 1920, sexta-feira e sábado, noticiava:

Renato Bohusch

A igreja do Menino Deus havia sofrido um incêndio.

publicidade

A recontrucção da egreja Menino Deus

Esteve reunido, em sessão ordinaria, o Conselho Parochial do Menino Deus, afim de estudar os meios de solver os compromissos assumidos com a reconstrucção daquelle templo. Pelo minucioso balancete que o thesoureiro, general Oscar de Noronha, apresentou em sessão anterior e approvado pelo Conselho, verificou-se um deficit de 10:000$000, tendo sido para esse fim e para não ver paradas as obras da reconstrucção, levando um emprestimo no Banco Popular desta cidade. Para amortização dessa divida, bem como para acquisição de novo altar mór e moveis destruidos pelo incendio, o Conselho Parochial deliberou abrir um livro de donativos que ficará a cargo dos membros daquelle Conselho, devendo as quantias recebidas ser publicadas pela imprensa diaria. Abriu o livro o arcebispo metropolitano d. João Becker, com a importancia de 500$000.

DIVERSAS

Linha de auto-bonde - Como se sabe, os srs. Monteggia & C., crearam uma linha de auto-bonde entre o arraial de Therezopolis e Villa Nova, observando agora o seguinte horario: Aos domingos trafegará das 8 ás 11 horas e á tarde, das 14 ás 20 horas. Nos dias de semana, sairá de Villa Nova para Therezopolis , ás 8 horas, voltando após para Villa Nova. Á tarde, sairá de Villa Nova ás 18 1/2 horas e de Therezopolis, ás 19 1/2 horas.

Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha: uma chave encontrada pelo joven Antonio Voigt, á rua Dr. Flores; uma corrente, encontrada pelo sr. José P. da Silva, á rua Duque de Caxias. Entregamos uma carteira ao sr. Leopoldo Bruck.

Jardim da Saudade - O nosso collaborador professor Achylles Porto Alegre acaba de entregar ao prelo os originaes do seu novo livro “Jardim da Saudade”. Nesse volume, que certamente logrará o mesmo bom acolhimento de seus livros anteriormente publicados, o professor Achylles Porto Alegre reune paginas ineditas de reminiscencias ao lado de outras sobre assumptos do Rio Grande do Sul.

TELEGRAMMAS

A immigração allemã em Minas Geraes

S. Paulo, 24 - Os jornaes noticiam que o governo de Minas Geraes está empenhado em attrair a colonisação allemã para aquelle Estado. Nesse sentido, aquelle governo tem adquirido importantes fazendas que venderá por lotes a preços razoaveis.

O carvão nacional

Florianopolis, 24 - Foram extraidas das minas de carvão de Cresciuma, em 1919, 12.000 toneladas desse combustivel e este anno, 26.752 toneladas, sendo a exportação muito animadora.

O tratado de Versailles e a Allemanha

Berlim, 24 - O embaixador frances nesta capital notificou ao ministro dos Extrangeiros do governo allemão que a suspensão de certos pagamentos, por parte da Allemanha, continuará com a cobrança de chamadas do tratado de paz.

A repatriação dos depojos dos imperadores do Brasil

Lisboa, 24 - O couraçado S. Paulo que conduzindo os despojos dos imperadores do Brasil partiu, hontem, tocará em Cabo Verde no dia 28. Acompanhando os restos mortaes de d. Pedro II e d. Thereza Christina, seguiram o cond d’Eu e o principe D. Pedro.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de dezembro na história

1853 - Inauguração da Capela do Menino Deus. 
1906 - Primeira emissão radiofônica é realizada pelo canadense Reginald Aubrey Fessenden. 
1910 - Prisão de João Cândido e 17 revoltosos durante a revolta da Chibata, na Ilha das Cobras.
1999 - Morre o presidente João Figueiredo.

O dia 25 de dezembro na história

1843 - Invenção do cartão de Natal. 
1926 - Hiroito sobe ao trono imperial no Japão. 
1973 - Termina a guerrilha do Araguaia, com choque violento com o exército, provocando várias mortes. 
1977 - Morre o ator e cineasta inglês Charles Chaplin. 
1991 - Renuncia ao poder na URSS Mikhail Gorbachev.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895