Conservatório de Música de Pelotas comemora seu terceiro aniversário em uma noite musical

Conservatório de Música de Pelotas comemora seu terceiro aniversário em uma noite musical

Correio do Povo do dia 1 de outubro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

A comemoração do aniversário do Conservatório contou com bom público.

publicidade

Conservatorio de Musica

Pelotas, 29 - O Conservatorio de Musica levará a effeito, hoje á noite em sua séde social, uma atraente audição, afim de commemorar o terceiro anniversario de sua fundação, decorrido a 18 do corrente. Tomarão parte nesta audição varios de seus alumnos de canto e de musica. 

Pelotas, 30 - Commemorando o 3º anniversario de sua fundação, o Conservatorio de Musica desta cidade realizou, hontem, uma linda hora musical, com escolhido programma, que foi excellentemente desempenhado. A senhorita Antonieta Caringi, de 16 annos de idade e com 6 mezes de estudos, exhibiu qualidades raras de cantora, sendo fartamente applaudida pela enorme assistencia.

DIVERSAS

Mudança de nome de uma estação - Na linha Santa Maria-Uruguayana e Uruguayana-Itaquy existiam estações com o nome de Touro Passo. Isso, tem dado margem a uma serie de equivocos. No sentido de evital-os o dr. Flores da Cunha, intendente de Uruguayana, dirigiu-se ao governo federal, afim de que a estação de Touro Passo na linha Santa Maria-Uruguayana lhe fosse dado outro nome. O governo da União mandou então ouvir o dr. Alvaro Crespo de Oliveira, chefe do 9º districto de Fiscalização das Estradas de Ferro, o qual por sua vez se entendeu com a direcção da Viação Ferrea e governo do Estado. Tratado o assumpto, ficou resolvido que a estação acima tomasse o nome de Plano Alto, como já era conhecido pelos moradores das visinhanças. 

Imprensa - Commemoram hoje o anniversario de sua fundação o Jornal do Comercio e o Paiz, do Rio de Janeiro. Julgamo-nos dispensados de grandes referencias á data festiva desses collegas, pois tanto o respeitavel orgão conservador como a brilhante folha republicana gosam do mais alto apreço da opinião publica do paiz. Aos illustres confrades cariocas, apresentamos nossas saudações. Tambem festeja hoje o seu anniversario a “ Gazeta do Alegrete”, que se publica nessa cidade. Jornal bem cuidado, noticioso, com grande circulação.

TELEGRAMMAS

Construcção de um quartel 

S. Leopoldo, 30 - Está nesta cidade o sr. Clovis Nogueira, representante da Companhia Constructora de Santos, que vem organisar um escriptorio afim de tratar da construcção de um quartel destinado ao 8º batalhão de caçadores. Os editaes chamando concorrentes para o fornecimento de materiaes para essa construcção serão publicados por estes dias. 

O tratado de paz com os Estados Unidos 

Berlim, 29 - A commissão de relações exteriores dos Reichstag deu parecer favoravel á ratificação do tratado de paz com os Estados Unidos. 

Os successos da Italia 

Roma, 29 - Communicam de Modena que o deputado Vicini, gravemente ferido nos sangrentos successos que ali se desenrolaram, experimentou algumas melhoras em seu estado de saude.

Roma, 29 - O duque de Aosta é atacado violentamente pelo jornal Il Paese. este é acusado de conspirar e proteger os fascistas com o fito de se apossar do throno, tendo apoio de certos generaes e de outros officiaes. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1º de outubro na história

1895 - Lançamento do jornal Correio do Povo.
1910 - Fundação do Corinthians F. C. 
1938 - A Polônia anexa parte da Silésia e de Teschen. 
1958 - Inauguração da NASA. 
1962 - Fundação da Anistia Internacional, em Londres.
1977 - Pelé despede-se do futebol. 

  


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895