Construção da ferrovia de Carlos Barbosa já alcança 22 quilômetros

Construção da ferrovia de Carlos Barbosa já alcança 22 quilômetros

Correio do Povo do dia 25 de setembro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Obras da ferrovia Carlos Barbosa a Veranópolis (ex-Alfredo Chaves).

publicidade

Construcção de uma estrada de ferro de Carlos Barbosa a Alfredo Chaves

De Carlos Barbosa á villa de Bento Gonçalves, já estão em trafego 22 kilometros construidos com as desejaveis condições technicas e com o maior rigor possivel sob o ponto de vista profissional. Em virtude da falta de trilhos adequados, foram estes substituidos por outros usados e que deveriam mais tarde ser retirados para em seu lugar serem collocados trilhos de 32 kilos em condiçoes de permittirem o trafego de locomotivas pesadas e de grande capacidade de reboque. Taes trilhos foram encommendados e já chegaram, porém, tendo em consideração as necessidades maiores da Viação Ferrea do Estado, este cedeu aquelles trilhos, adiando a substituição dos trillhos usados. 

DIVERSAS

O centenario de Dante - Ao serem encerradas, nesta capital, as commemorações do 6º centenario da morte do poeta Dante Alighieri, o sr. Julio Bozano, regente do consulado da Italia, dirigiu o seguinte telegramma ao commendador Luiz Mercatelli, embaixador daquelle paiz junto ao governo brasileiro: “Com a memoravel data patria que passa hoje, em todo o Estado realisam-se as ultimas e solemnes commemorações do 6º centenario da morte do summo poeta Dante. Nesta capital formou-se um comitato italo-brasileiro, que deu margem á confraternisação dos dois povos amigos e ao qual prestaram o seu concurso illustres oradores brasileiros e italianos. 

Successão presidencial - Hoje, na povoação da Barra do Ribeiro, realisar-se-á um comicio popular de propaganda das candidaturas os drs. Nilo Peçanha e J. J. Seabra, á presidencia e vice-presidencia da Republica respectivamente. 

TELEGRAMMAS

Ainda a questão das tarifas ferro-viarias

Caxias, 23 - Continua sempre a mais desoladora a situação creada pelo augmento das tarifas ferro-viarias. São incalculaveis os prejuizos que tal situação vem trazendo as classes productoras. 

Navegação da lagoa Mirim

Ponte internacional 

Jaguarão, 24 - Conforme carta do senador Carlos Barbosa, voltará brevemente a fazer a navegação da lagoa Mirim o vapor “Juncal”, ha muito ancorado no porto do Rio Grande. A mesma carta adeanta que o director do Llloyd Brasileiro declarou que va remodelar o serviço de navegação entre esta cidade e o norte, melhorando-a. Sabe-se aqui que, dentro de 60 dias, estará terminado e approvado o projecto para a construcção de uma ponte internacional sobre o rio Jaguarão. A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

Dia 25 de setembro na história

1919 - Inauguração do retiro dos Artistas.
1961 - Martin Luther King faz campanha em favor do voto dos negros.
1980 - Greve de 240 mil canavieiros de Pernambuco dura seis dias. 
1989 - Presidente José Sarney discursa na 44ª Assembleia da ONU e condena a exploração dos países pobres. 
1991 - Morre o nazista Klaus Barbie que cumpria prisão perpétua. 

Dia 26 de setembro na história

1936 - Nasce o jornalista Luís Fernando Veríssimo.
1945 - Nasce a cantora Gal Costa. 
1948 - Nasce a atriz e cantora Olívia Newton John.
1988 - Ben Johnson, atleta canadense acusado de doping, tem a medalha de ouro cassada pelo Comitê Olímpico Internacional. 
2000 - Morre o violinista Baden Powell.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895