Coronel Ganzo Fernandez responde críticas ao serviço telefônico

Coronel Ganzo Fernandez responde críticas ao serviço telefônico

Correio do Povo do dia 11 de janeiro de 1921, terça-feira, noticiava:

Coronel João Ganzo Fernandez.

publicidade

O serviço telephonico

A sua remodelação

Ninguem ignora as queixas que ha, nesta capital, em relação ao serviço telephonico; raros dos que tenham de utilizar-se, constantemente, desse serviço deixarão de dar testemunho pessoal de tal facto. Ainda, em nossa ultima edição, a proposito do apparecimento de casos da peste bubonica, no Passo das Pedras, registramos as queixas dos moradores dali que declararam que o máo funccionamento do serviço telephonico dificultára os pedidos de auxilio ao desinfectorio da Directoria de Hygiene. Em virtude desta e de outras reclamações, recebemos, hontem, a visita do coronel João Ganzo Fernandez, director da Companhia Telephonica Rio-Grandense. Declarou ele, que mandára examinar os apparelhos a que se alludia no referido local e verificára que elles funccionavam bem. Assim, só a qualquer circumstancia occasional se devia o facto apontado. O coronel Ganzo Fernandez concordou comnosco, em que tem havido motivo para reclamações, mas em virtude de causas que serão completamente removidas e em que a direção da Telephonica que se esforça para sanar o mal, não tem responsabilidade.

DIVERSAS

Associação Rio-Grandense de Imprensa - Em beneficio do patrimonio desta novel associação, realizar-se-á na proxima sexta-feira, 14 do corrente, um festival no cine-theatro Guarany, fazendo parte do programma o bello film da fabrica “Paramount” - O Homem da Loteria, - em que desempenham os principaes papeis os artistas Wallace Reid e Wanda Hawtey, alem de outro film natural. As localidades para esse festival podem ser procuradas no “Guarany”, ou em mão do thesoureiro da associação, nosso collega Octaviano Oliveira.

Imprensa - No dia 1º do corrente completou o 15º anniversario de sua existencia o nosso collega “O Uruguay”, que se publica em S. Borja . Aquella folha, a quem desejamos prosperidades, appareceu em edição especial.

Linha de automoveis - Os srs. Fellippes & Cia., de Caxias, estabeleceram uma linha de automoveis para a conducção de passageiros para Vaccaria e vice-versa. As viagens são feitas duas vezes por semana, tocando em Antonio Prado e Nova Trento. O preço da viagem é de 45$000 por passageiro com direito a 15 kilos de bagagem.

Homenagens á memoria de Apparicio Saraiva - O directorio do partido nacionalista do Uruguay, resolvera realizar a repatriação dos restos mortaes do caudilho nacionalista Apparicio Saraiva, que se achavam inhumados no Caty, municipio de Sant’Anna do Livramento. Os restos serão depositados no mausoleo do chefe nacionalista Diogo Lamas.

TELEGRAMMAS

Politica federalista

S. Sepé, 9 - Chegaram, hontem, a esta villa, o coronel Raphael Cabeda, o dr. Gaspar Saldanha e o sr. Ernesto Labarthe. A noite foram elles alvo de uma manifestação de apreço, tendo falado em nome dos federalistas locaes, o dr. Olavo Motta. Responderam, agradecendo a manifestação, o coronel Raphael Cabeda.

As proximas eleições federaes

Bagé, 10 - Não tem precedente o movimento que se nota, aqui, entre os partidos republicano e federalista para as proximas eleições federaes, a realizar-se a 20 de fevereiro proximo. Os federalistas, divididos em pintistas e cabedistas, estão empregando todos os meios para mais alistarem em pról de seus respectivos candidatos. O partido republicano, por sua vez, desenvolve grande esforço para o alistamento de seus companheiros, tendo alistado approximadamente 1.500 eleitores novos. Têm trabalhado muito nesse sentido o coronel Tupy Silveira. A eleição promete empolgar a população.

Venda de gado

Quarahy, 10 - O coronel Francisco Flores da Cunha, vendeu para o frigorifico Armour de Livramento, dois mil e duzentos novilhos que serão apartados durante a presente safra.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de janeiro na história

1822 - Tropa portuguesa se amotina no RJ contra o dia do Fico. 
1911 - Peste negra atinge a China. 
1923 - Nasce o jornalista Sérgio Porto, o “Stanislaw Ponte Preta”.
1946 - A Albânia proclama a sua República. 
1972 - Caetano Veloso retorna do exílio.
1985 - Início do Rock in Rio Festival. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895