Crescia o movimento para instalação do sovietismo na Iugoslávia

Crescia o movimento para instalação do sovietismo na Iugoslávia

Correio do Povo do dia 5 de janeiro 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O sovietismo estava tentando instalar-se na Iugoslávia.

publicidade

Yugo-Slavia - Descoberta de um complot bolchevista

Belgrado, 4 - Os jornaes desta cidade dizem que o governo se encontra na posse da prova de um complot, cujo fim era derrubar o regimen actual e installar o sovietismo em toda a Yugo-Slavia. O movimento começaria com a greve geral dos mineiros da Bosnia e da Slovenia e extender-se-ia logo a todas as corporações operarias do paiz, notadamente aos grandes centros. Igualmente tinha resolvido o complot o assassinato de varios ministros e outros politicos. O governo tomou medidas energicas, afim de assegurar a ordem em todo o paiz e evitar a effusão de sangue. As diligencias effectuadas pelas autoridades levaram estas á descoberta de todo o plano, inclusive das mensagens do leader bolchevista russo, Zinovieff, convidando os communistas yugo-slavos a se reunirem aos communistas tcheco-slovacos e de outros paises da Europa Central. Dezenas de communistas foram presos. As tentativas de gréve geral abortaram. Reina calma em todo o paiz.

DIVERSAS

Navegação entre o Rio Grande do Sul e portos platinos - A empreza Pablo Arena, que tem sua séde em Buenos Aires e que mantem uma linha de navegação nos portos da costa sul da Argentina acaba de estabelecer uma outra linha entre esta capital e os portos platinos. Na sua nova linha empregará os vapores “Mar del Plata”, ex-vapor brasileiro “Nazareth”e o “Imperador”, que recentemente adquiriu de uma firma paranáense e que passará a se denominar “Mar del Sul”. O “Mar del Plata” passou por uma completa reforma tendo as suas recentes obras custado cerca de 120.000 pesos. Ante-hontem chegou elle ao porto desta capital, tendo vindo consignado ao dr. Julio Bozano, antigo representante de emprezas de navegação. Veiu sob o commando o sr. Antonio Fragnol, que já serviu como commandante dos vapores “Juanita”, “Toro”, “Pomona” e “Vaquillona”. Para o comercio desta praça trouxe 4.000 volumes de varias mercadorias, das quaes constam entre outras 1.500 sacos de quebracho, 303 sacos de cevada, 2.000 sacos de sal. A empreza Pablo Arena, que possue estaleiro proprio é proprietaria dos vapores “Monte Protegido I e II”,” e “Punta Franceza”. 

Parque de aviação - Proseguem com enthusiasmo os preparativos para a proxima inauguração do Parque de Aviação do Tiro de Guerra n. 4. Hontem, inscreveu-se naquelle parque o aviador Edson Ganzo, filho do coronel Juan Ganzo Fernandez, que tirou o brevet em Berlim.

TELEGRAMMAS

Senador Carlos Barbosa

Jaguarão, 4 - É esperado aqui até o fim do mez o senador Carlos Barbosa.

Melhoramentos em ruas

Pelotas, 4 - Já tiveram inicio os trabalhos de alargamento das ruas lateraes da praça da Republica, melhoramentos esses empreendidos pelo novo governo municipal.

O Desarmamento da Allemanha

Paris, 4 - “L’Intransigeant” diz estar de fonte autorisada, que actualmente, ha a certeza de que a Allemanha vae ceder na questão do desarmamento, em vista da attitude energica dos alliados. A conferencia entre os primeiros ministros da França e da Inglaterra foi retardada para dar tempo a que os alliados examinem a resposta da Allemanha e, ao mesmo tempo a questão do Oriente, sobre a qual o sr. Leygues, mostra completo otimismo.

O regresso de Edú Chaves

Buenos Aires, 3 - O aviador brasileiro Edu Chaves desistiu de partir, em aeroplano, para Montevidéo. O seu apparelho será desarmado no aeromodromo de Palomar e embarcado com destino a S. Paulo. Edú Chaves seguirá amanhã, á noite, para Montevidéo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de janeiro na história

1907 - Lei que permite a expulsão de estrangeiros é aprovada.
1932 - Nasce o escritor Umberto Eco.
1947 - Decretada a prisão preventiva de Luiz Carlos Prestes.
1954 - Governo Vargas decreta restrições ao capital estrangeiro. 
1978 - Jornalista Flávio Tavares é libertado e expulso do Uruguai. 
1982 - Marília Pêra, por atuação em “Pixote”, é eleita a melhor atriz de 81.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895