Crise de desemprego na Inglaterra alcança mais de um milhão de pessoas

Crise de desemprego na Inglaterra alcança mais de um milhão de pessoas

Correio do Povo do dia 21 de outubro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Filas em busca de trabalho na Europa.

publicidade

A crise dos sem trabalho 

Londres, 20 - O presidente do Conselho, sr. Lloyd George, proferiu um discurso, na Camara dos Comuns, tratando da crise dos sem trabalho. Disse o chefe do governo que essa crise e a mais grave que se tem observado nos ultimos cem annos. Ha na Inglaterra um milhão e setenta e cinco mil operarios desoccupados, especialmente metallurgistas. Desmentindo a informação de que nada se tem feito para combater a crise, o sr. Lloyd George expoz as medidas tomadas depois de 1919 para diminuir os soffrimentos dos sem trabalho, cujo descontentamento augmentou devido á attitude de certos capitalistas, que ficaram impassiveis durante a crise.

DIVERSAS

Nome de ruas - O dr. Annibal Loureiro, intendente de Cachoeira, em recenrte decreto, deu nova designação a diversas ruas da cidade : Rua Senador Pinheiro Machado á actual rua S. João; Rua Marcilio Dias actual rua D; Rua Tiradentes, á actual rua S. Jeronymo; rua Tuyuty á actual rua D. Luiza; rua Coronel Santos Filho , á actual rua 3; rua Bento Gonçalves , á actual rua 2; rua Duque de Caxias á actual praça da Conceição e Avenida Brasil á actual rua C. 

Visita ás obras do cáes - O dr. Ildefonso Soares Pinto, secretario das Obras Publicas, convidou os deputados estadoaes para visitarem as obras do cáes. Tal visita collectiva se effectuará, provavelmente, hoje ou amanhã. 

Inauguração de um ramal ferreo - Conforme telegrammas que publicamos, realisou-se, no dia 16 do corrente, a inauguração de mais um trecho da estrada de ferro de Cruz Alta a Porto Lucena no Rio Uruguay. Esse trecho tem a extensão de 34 kilometros e 300 metros e foi construido ainda pelo 1º batalhão de engenharia sob a direcção do coronel Cassiano de Assis. 

Importação da Argentina - O vapor “Zeelandia”, chegado hontem , trouxe de Buenos Aires, para o commercio local 4.437 sacos de trigo em grãos e 7.300 saccos de farinha de trigo para produção.

TELEGRAMMAS

As olympiadas de 1924 

Paris, 20 - O sub-secretario Gaston Vidal, inaugurando hontem os locaes da Federação Franceza de Rugby, declarou que a França organizaria as olympiadas de 1924 em condições dignas da grandeza do paiz. 

O problema russo 

Berlim, 20 - A Dieta prussiana recusou approvar a urgencia pedida para a votação de uma moção communista pedindo a remessa de vinte milhões de marcos aos soviets russos, afim de serem applicados em soccorros aos famintos daquelle paiz. 

As homenagens aos heróes de guerra 

Paris, 20 - O marechal Floch collocará a 11 de novembro no tumulo do soldado desconhecido norte-americano em Arlington a medalha militar da Cruz de Guerra com uma palma. 

O conflicto entre a Austria e a Hungria

 Vienna, 20 - O “Arbeiter Zeitung” prevê que surgirão difficuldades, antes que seja regulamentado o caso de Burgenland. Accrescenta que a Austria deve preparar-se contra qualquer ataque dos carlistas magiares.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 21 de outubro na história

1889 - Morre aos 76 anos, Visconde de Mauá, político e industrial. 
1971 - Pablo Neruda recebe o Prêmio Nobel de Literatura.
1982 - Gabriel Garcia Marquez ganha o Prêmio Nobel de Literatura.
1983 - Morre o líder camponês Gregório Bezerra. 
1984 - Morre o diretor de cinema francês François Truffaut.
1990 - Ayrton Senna conquista o bicampeonato mundial de F1.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895