Cruz Alta festeja aniversário de 100 anos

Cruz Alta festeja aniversário de 100 anos

Correio do Povo do dia 22 de junho de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O município de Cruz Alta completou um século de sua fundação em 1921.

publicidade

Centenario de Cruz Alta

A população da cidade de Cruz Alta festejará, a 18 de agosto vindouro, o centenario da fundação daquella cidade. Para essa festa reina o maior enthusiasmo, cooperando na medida das suas forças, para o seu brilhantismo, o respectivo intendente, coronel Firmino de Paula Filho. No intuito de embellezar a cidade, introduzindo-lhe todos os melhoramentos possiveis, acaba elle de fazer encommenda, para esta capital, de novos bancos para a praça principal.

NR: A cidade de Cruz Alta foi fundada em 18 de agosto de 1821. Importantes personalidades gaúchas nasceram em Cruz Alta, como Érico Veríssimo, o político Júlio de Castilhos, o senador Pinheiro Machado e o médico Annes Dias. 

DIVERSAS

O frio - Na noite de ante-hontem para hontem, fez nesta capital intenso frio. A temperatura minima registrada foi de 2 graus abaixo de zero, ás 7 horas da manhã de hontem, coincidindo esta baixa com o solsticio do inverno. Não só o centro como os arredores da capital amanheceram cobertos de um espesso lençol de geada. Nos vasos de flores dos jardins, a agua ficou congelada até depois das 9 horas. Como se vê do boletim do Instituto Astronomico e Meteorologico a temperatura em todo o Estado continuou em franco declinio. 

Morreu de frio - O sr. Jorge Fiatte, árabe, contando 75 annos de edade e negociante na visinha cidade de São Leopoldo, pernoitou sexta-feira ultima em casa de um amigo seu, residente em Sapucaya. Na falta de roupa dee cama, teve aquelle septuagenario que dormir sobre uma esteira cobrindo-se com o seu ponche palla. Na manhã seguinte, com surpreza foi elle encontrado morto sobre o leito em que dormia. Segundo noticia o nosso collega “Deustsche Post”, o medico chamado para atendel-o declarou haver fallecimento em consequencia do frio. O sr. Jorge Fiatte, que parecia gosar de boa saude, era dotado de uma constituição robusta. 

A carne em Quarahy - Os marchantes, de Quarahy annunciaram a baixa do preço no kilo da carne.

TELEGRAMMAS

Fundação de uma aggremiação politica

Uruguayana, 21 - Um grupo de republicanos locaes cogita da organisação aqui de uma junta destinada a fazer propaganda, pela palavra e pela imprensa da candidactura apresentada á presidencia da Republica pelos Estados dissidentes.

Contrato de casamento

Bage, 21 - O sr. Pedro Brossard, do commercio desta praça contratou casamento com srta. Maria Antonia Corrêa, filha do fazendeiro Belmiro Corrêa da Silva.

Audição de canto 

Pelotas, 20 - A sociedade culta de Pelotas espera, com anciedade, a proxima audição de canto da exma. sra. Aida Poggetti, quarta-feira proxima, no Theatro Guarany, com difficil programma.

Novo estaleiro

Taquary, 21 - Já se acham adeantadas as obras de remoção de terra do plano inclinado do novo estaleiro que nesta cidade será estabelecido pelo commerciante Theobaldo Kern. E que se denominará Estaleiro “Caleira”. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de junho na história

1922 - Inicia o processo de luta armada do Exército Republicano Irlandês.
1936 - Nasce o compositor Hermeto Paschoal. 
1941 - Hitler manda invadir a URSS sem declaração de guerra.
1949 - Nasce a atriz Meryl Streep.
1987 - Morre o cantor e ator Fred Astaire. 
2000 - Nasa encontra sinal de água em Marte.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895