Delegações da Liga se hospedaram no hotel Bergues, em Genebra

Delegações da Liga se hospedaram no hotel Bergues, em Genebra

Correio do Povo do dia 1 de dezembro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O hotel Bergues hospedou algumas delegações da Liga, em Genebra.

publicidade

A Liga das Nações 

Genebra, 30 - A commissão permanente militar, naval e aérea, adoptou uma resolução tendente a convidar os Estados Unidos para collaborarem officiosamente no estudo da questão da reducção dos armamentos. Aquella commissão endereçou ao conselho da Liga das Nações do general americano Olive datada de 19 do corrente e dirigida á referida commissão. A missiva em questão recorda a participação dos Estados Unidos na conferencia de Bruxellas e nas decisões de Haya a respeito do tribunal permanente de justiça, factos esses que evidenciam o interesse dos Estados Unidos pela Liga das Nações.

Berna, 30 - O Conselho Supremo da Liga das Nações, por proposta do delegado brasileiro, sr. Gastão da Cunha, approvou a resposta escripta pelo secretario geral da Liga á carta do ministro dos Extrangeiros da Allemanha relativa á questão de Eupen e Malmedy.

DIVERSAS 

Bibliotheca Rio-Grandense - Ante-hontem, após os trabalhos da Assembléa dos Representantes, o coronel Virgilino Porciuncula, deputado estadoal, compareceu ao palacio, onde fez entrega ao dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, de um diploma de alta benemerencia que a Bibliotheca Rio-Grandense, em sessão de assembléa extraordinaria de 20 de julho ultimo, resolveu offerecer-lhe. O dr. Borges de Medeiros solicitou ao coronel Virgilino Porciuncula que, em seu nome, agradecesse aos dirigentes da Bibliotheca daquella cidade a distincção de que foi alvo. 

Carvão rio-grandense - Procedentes do Rio de Janeiro, estiveram nesta capital os drs. Mario Ramos e Octavio Reis, directores da Companhia Estrada de Ferro e Minas de S. Jeronymo, que explora a extracção do carvão no logar denominado Arroio dos Ratos, no municipio de S. Jerônymo. A sua viagem teve por fim inspeccionar os trabalhos de extracção de carvão nas minas daquella empreza, bem como para tratar de sua intensificação. Os drs. Mario Ramos e Octavio Reis tiveram tambem uma conferencia com o governo do Estado sobre o fornecimento de carvão que a sua companhia está fazendo á Viação Ferrea, e que regula de 8.000 a 10.000 toneladas mensaes. A Companhia Carbonifera Rio-Grandense iniciou o contracto de fornecimento de carvão á Viação Ferrea com 1.000 e 2.000 toneladas mensaes.

TELEGRAMMAS

Adhesão á Terceira Internacional de Moscou

Nova York, 30 - A AP, em telegramma de Strassburgo, noticia que o congresso do partido socialista unificado do districto de Strassburgo votou sua adhesão á Terceira  Internacional de Moscou, por 657 votos contra 178. Foi annunciado que o partido socialista operario austriaco resolveu unir-se ao partido communista da Austria e aos socialistas independentes da Allemanha com o objectivo de conjuntamente se filiarem á Terceira Internacional de Moscou.

Os socialistas franceses e a Terceira Internacional de Moscou

Paris, 29 - O Congresso da federação socialista do Sena approvou uma moção de adhesão á Terceira Internacional de Moscou. Ao que se diz, a principal e immediata consequencia desse voto será a scisão no partido socialista a qual parece ser desejada tanto pelos extermistas como pelos elementos moderados.

A luta entre Armenios e Kemalistas

Constantinopla, 30 - Os jornaes annunciam que os armenios retomaram Kars, tendo sido enormes as perdas por parte dos kemalistas, as quaes orçaram 7.000 soldados, sendo que muitos morreram de frio.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1º de dezembro na história

1822 - Pedro I é coroado Imperador do Brasil.
1872 - O Amapá é disputado pela França, mas fica com o Brasil.
1941 - Segunda Guerra Mundial: o imperador Hirohito do Japão dá a aprovação final para iniciar uma guerra contra os Estados Unidos.
1970 - O divórcio é introduzido na Itália.
1988 - O Dia Mundial de Combate à AIDS é proclamado em todo o mundo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895