Despojos de ex-imperadores são repatriados

Despojos de ex-imperadores são repatriados

Correio do Povo do dia 13 de janeiro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A chegada dos despojos dos ex-imperadores ao Rio de Janeiro

publicidade

A repatriação dos despojos dos ex-imperadores

Rio, 10 - O sr. Epitacio Pessoa, presidente da Republica, recebeu hoje de tarde, em audiencia especial, no palacio do Cattete, o conde D’ Eu e o principe D. Pedro que foram agradecer a sua exc. as homenagens do governo aos ex-imperadores, cujos despojos acabam de ser repatriados.

Rio, 11 - informam de Petropolis que por occasião da chegada ali do conde D’Eu e do principe D. Pedro, apezar da chuva impertinente que caiu durante todo o dia, a estação regorgitava de povo notando-se entre os presentes innumeras pessoas e membros das mais antigas familias petropolitanas. O conde D’Eu e o principe D. Pedro foram acolhidos com prolongada salva de palmas recebendo, ao descerem do trem, carinhosas manifestações, de sympathia por antigos conhecidos do tempo em que Petropolis era residencia Imperial.

DIVERSAS

O sello commemorativo dos reis da Belgica - O dr. Clodomiro Pereira da Silva, director geral dos Correios, prorogou, como se sabe, até 20 de março proximo, o praso de circulação do sello commemorativo da visita dos reis da Belgica ao Brasil.

Associação Riograndense de imprensa - Realizar-se-á amanhã, no Cinema Guarany, o festival organisado em beneficio do patrimonio da Associação Riograndense de Imprensa. Consta do programma um film da fabrica Paramount intitulado “O Homem da Loteria”, interpretada pelos artistas Wallace Reid e Wanda Hawley. em sessão de directoria, ante-hontem realisada, foi resolvido que a Associação puzesse em circulação a carteira jornalistica, instituida pelos estatutos, a qual será concedida a todos os socios em effectividade profissional, os quaes poderão procural-a em mão do thesoureiro, nosso collega Octaviano de Oliveira, na redacção do “Independente”. Os socios do Interior do Estado poderão requisital-a por carta acompanhada da importancia de 5$000, correspondente á taxa de sua expedição e mais $500 para o registro postal.

Imprensa - A nossa collega “A Voz da Serra” que se publica em Passo Fundo completou a 1º do corrente o 5º anno de sua existencia. É seu director, o sr. Curio de Carvalho. A 6 deste mez, o nosso confadre “Correio do Pampa”, folha republicana e dos interesses geraes de S. Gabriel, completou o seu primeiro anno de publicidade. Aos confadres desejamos properidades.

TELEGRAMMAS

Melhoramentos municipaes

Vaccaria, 11 - O major Nabor Moura de Azevedo, intendente municipal, acaba de receber a britadeira que havia encommendado, devendo ser iniciado brevemente o calçamento das ruas do municipio, com pedras britadas. O calçamento ao redor do jardim publico, que está sendo feito com pedras falquejadas, já foi, tambem, mandado activar, nos proximos dias.

O regresso de Edú Chaves

S. Paulo, 11 - Edú Chaves que é aqui, esperado no dia 13 de regresso do seu victorioso raid Rio-Buenos Aires, terá grandiosa recepção por parte do povo desta capital. A Liga Nacionalista está distribuindo convites.

Melhoramentos municipaes

S. Paulo, 12 - Foram inaugurados o chafariz e o jardim installados no antigo Largo dos Piques onde, outrora, descarregavam as tropas. Existia ali um obelisco tosco sem data e sem outras indicações. A prefeitura fez ajardinar e embellezar toda a rua e construir um paredão com escadas peitoris, levantando o bello chafariz que acaba de ser inaugurado, em estylo romano, com um painel artistico em azulejo representando uma scena de tropeiros de meiados do seculo passado.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de janeiro na história

1884 - Lançamento da pedra fundamental do Teatro Carlos Gomes, em Uruguaiana. 
1937 - Criação do Museu Nacional de Belas Artes.
1941 - Morre o escritor James Joyce. 
1972 - Mequinho, torna-se mestre internacional de xadrez, aos 22 anos.
1992 - Nelson Piquet despede-se da Fórmula 1. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895