Diplomacia da Rússia tem postura altiva na Conferência de Gênova

Diplomacia da Rússia tem postura altiva na Conferência de Gênova

Correio do Povo do dia 6 de maio de 1922, sábado, noticiava:

O tratado com a Alemanha tirou a Rússia do isolamento internacional.

publicidade

A Conferencia Ecomomica de Genova 

Moscou, 5 - A realização da Conferencia de Genova não foi uma concessão expontanea feita á Russia do soviet, mas uma conquista realizada pela Russia, graças aos seus esforços, seu enthusiasmo e seus soffrimentos nas lutas que travam contra os inimigos da revolução. A Republica do soviet, demonstrou o seu poder e compelliu os srs. Lloyd George e Poincaré a substituir os canhões pela diplomacia, pois symbolisa a victoria da politica moral da Russia. Os delegados russos chegaram áquella cidade italiana, de cabeça erguida, tratando com os representantes da Entente como de egual para egual, na obra de reconstrucção da vida economica do mundo aruinada pela guerra. 

DIVERSAS

As informações officiais e a imprensa
A “Associação Rio Grandense de Imprensa”, dirigiu-se, como já noticiámos, ao dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, no sentido de que as secretarias e repartições subordinadas ao governo, fornecessem noticias e informações aos representantes da imprensa local, restabelecendo-se uma praxe que já fôra adoptada. Agora s. ex. acaba de deferir o pedido que lhe fez aquella corporação. 

Exposição do Centenario - O dr. Julio Azambuja, Delegado da Exposição do Centenario, neste Estado, visitou hontem demoradamente toda a fabrica de moveis, Estylo Vienna, de propriedade do sr. Walter Gerdau, nesta capital. O dr. Azambuja recebeu a melhor impressão de tudo que observou, convidando esse industrialista para concorrer á Exposição do Centenario no que elle acquiesceu, tendo já se inscripto e pedido a area de 100 metros quadrados, para ali exhibir seu mostruario. Segundo communicação recebida pela commissão executiva do centenario, o ministerio do commercio francez confiou ao Comité National des Expositions o encargo de organisar a secção franceza da proxima exposição. Esse comité formou uma subcomissão, presidida pelo barão Thenard, exclusivamente encarregada dessa organisação. A embaixada do Brasil em Paris tem procurado ajudar.

TELEGRAMMAS

A crise da pecuaria 

A liga dos fazendeiros 

Uruguayana, 1 - Hoje á noite haverá no Club Commercial uma reunião de fazendeiros deste municipio, para tratar da fundação da liga dos fazendeiros, que se destinará á defesa da pecuaria, auxiliando a repressão do contrabando de gado. Reina enthusiamo dos fazendeiros. 

Foot-ball - A excursão do Guarany - O enthusiasmo que causou o resultado do match com o Gremio 

Alegrete, 1 - Grande assistencia aguardava, hontem, na praça 15 de Novembro, o resultado do match, ahi, entre o Gremio Porto-Alegrense e o S. C. Guarany daqui. Ás 20 horas chegou a noticia dando o resultado de 4 a 4, prorompendo o povo em enthusiasticas acclamações e subindo ao ar centenares de foguetes. É anciosamente esperado o resultado do match entre o mesmo club alegretense e o Ruy Barbosa. 
Italia 

A erupção do Etna

Catania, 5 - A erupção do vulcão Etna continua augmentando de violencia, de hontem para hoje.

A grafia a época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de maio na história

1840 - Lançamento do primeiro selo postal, na Inglaterra. 
1915 - Nasce o cineasta Orson Welles. 
1937 - O dirigível alemão Hindenberg pega fogo nos Estados Unidos.
1971 - Lançada pela Embratel a Discagem Direta á Distancia (DDD), no RJ.
1992 - Morre a atriz Marlene Dietrich.
1994 - Inauguração do Eurotúnel ligando a Inglaterra á França.

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895