Diretores de companhia telefônica visitam São Lourenço do Sul e pretendem implantar linhas na cidade

Diretores de companhia telefônica visitam São Lourenço do Sul e pretendem implantar linhas na cidade

Correio do Povo do dia 6 de janeiro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

São Lourenço do Sul passaria a contar com uma rede telefônica

publicidade

Companhia Telephonica

Quarta-feira ultima estiveram na villa de S. Lourenço, os srs. Feliciano Xavier e Antonio Tonca Duarte, directores da Companhia Telephonica Melhoramento e Resistencia de Pelotas, a qual pretende extender suas linhas até esta villa, acompanhava-os o encarregado do serviço technico. Aquelles cavalheiros que ali estiveram a serviço daquella companhia percorreram todas as ruas da villa estudando a sua topographia afim de darem começo ao estabelecimento da rede telephonica no local, o que informam-nos será dentro em breve. Ficou desde já encarregado de receber pedidos para collocação de apparelhos o capítão Adelino Colvara. 

DIVERSAS 

Exposição de uvas em Theresopolis - Na noite do dia 4 do corrente, houve mais uma reunião do Comité da Exposição de Uvas, de fructas e demais productos derivados a realisar-se durante este mez no arrabalde de Theresopolis. As commissões encarregadas de visitar as chacaras, estiveram, ante-hontem e hontem, no Passo da Cavalhada, Villa Nova e Tristeza. Amanhã, visitarão ás do caminho do Meio, S. João e Navegantes. Foram distribuidos convites aos productores, contendo o programma e o formulario com o pedido para a inscripção. Muitos delles inscreveram-se pela propria iniciativa, havendo motivos para se esperar um bom concurso de expositores. Tambem pediram espaço para seus mostruarios, casas que se dedicam á venda de machinas, utensilios agrarios, adubos e substancias para o combate das molestias dos pomares. O edificio em que se realisará o certamen é bastante espaçoso e permitte que sejam aceitos os productos dos diversos expositores. 

A inspecção de carnes nos frigorificos - Devendo reabrir-se em janeiro corrente varios frigorificos, o dr. Calmon, ministro da Agricultura, já providenciou para que se désse a maior efficiencia aos trabalhos de inspecção federal de carnes e derivados, determinando que fosse aproveitado o pessoal dos postos veterinarios. 

TELEGRAMMAS

A linha ferrea de Santo Angelo a esta cidade 

S. Luiz, 5 - Os trabalhos de exploração da linha ferrea de Santo Angelo a esta cidade estão além da barra do rio Ijuhysinho. O jornal “Missões”, tem amparado no desejo da população das colonias Guarany e Serro Azul, que dirigirão um apello ao ministro da Viação no sentido de a estrada attingir aquellas colonias.

Terreno para um monumento á irmã Anna e o enfermeiro Rosa

Uruguayana, 5 - O conselho municipal, por proposta do conselheiro do dr. Adolpho Martins de Menezes, approvou o acto que autorisa o intendente a ceder gratuitamente no cemiterio publico o terreno necessario á erecção de um mausoléo á irmã Anna e o enfermeiro Rosa, victmas da peste bubonica, em 1920, quando cuidavam os pestosos no posto de isolamento.

A emigração italiana

Roma, 4 - O governo está estudando varios projectos de ampliação dos escoadouros emigratorios, nos Estados brasileiros de S. Paulo, Paraná, Santa Catharina e Rio Grande do Sul. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de janeiro na história

1908 - Início da construção do Forte de Copacabana no Rio de Janeiro.

1915 - Aprovação da Lei da Reforma Agrária no México. 

1919 - Morre o político norte-americano Theodore Roosevelt.

1927 - Estados Unidos invadem a Nicarágua. 

1980 - Morre o ministro da Justiça Petrônio Portela.

1993 - Morre o trumpetista norte-americano Dizzy Gillespie. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895