Disputa entre socialistas e fascistas acaba em morte e em greve geral

Disputa entre socialistas e fascistas acaba em morte e em greve geral

Correio do Povo do dia 4 de março de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os conflitos entre fascistas e socialistas espalhavam-se pela Itália.

publicidade

A luta entre nacionalistas e socialistas - A proclamação da gréve geral

Roma, 2 - Noticiam de Trieste que hontem quando regressava de Pola aonde havia ido assistir aos festejos ali realisados, foi morto, numa emboscada, um fascista. Os correligionarios da victima, como represalia, incendiaram a Bolsa do Trabalho, que foi destruida pelo fogo. Em consequencia disso, foi declarada a gréve geral.

Roma, 2 - Telegrapham de Pisa informando ter havido ali conflictos entre fascistas e socialistas. Desse conflicto sairam dois feridos, tendo sido effectuadas varias prisões. O “Giornale d’Italia” informa em despacho de Trieste que os socialistas, como represalia ao incendio da Camara do Trabalho, pelos fascistas, incendiaram um estabelecimento de San Marco. Foi morto um agente, sendo effectuadas numerosas prisões.

DIVERSAS

Pró-flagellados da Europa e da China

Reuniu-se ante-hontem na séde da Associação Christã de Moços, a Sociedade Auxiliadora de Senhoras annexa a mesma. Foi decido nessa reunião fazer-se em breve um espectaculo cinematographico em beneficio dos flagellados da Europa e da China. Conforme temos noticiado a situação nesses paizes é cada vez mais critica, tanto que nos Estados Unidos da America do Norte, as oito mais importantes organisações beneficentes tem-se unido na campanha a favor dos padecentes. A commissão de soccorro inclue organizações romanas, protestantes, judaicas e conta com a aprovação do papa Bento XV, e do presidente Wilson. O soccorro é principalmente destinado ás creanças pobres, seja qual fôr a sua crença e a sua nacionalidade. Si não for levantados os recursos necessarios, ter-ser-á de despedir 3.500.000 pobrezinhos dos dezessete mil asylos, hospitaes, cozinhas e estações clinicas mantidas pelas commissões. Para cada mil réis contribuido, os governos da Polonia, Austria, Esthônia, Lithuania e Allemanha contribuem com serviços e apparelhos no valor de 2$000. Qualquer donativo, por menor que seja, será gratamente recebido. Para receber e transmittir os donativos, tem offerecido os seus serviços a Associação Christão de Moços. (79, Rua Marechal Floriano, nesta capital) a qual, já no anno de 1919, iniciou e levou a effeito uma campanha pró-flagelados do Ceará, que foi muito bem succedida. 

TELEGRAMMAS

Obras em um theatro

Rio Pardo, 3 - Já estão quasi terminadas as obras de restauração do theatro de propriedade dos irmãos Fischer.

Sociedade Paulista de Agricultura

S. Paulo, 3 - O conselheiro Antonio Prado tratará, hoje, em reunião da Sociedade Paulista de Agricultura, da questão da fixação das horas do trabalho agricola.

O sport nautico no Rio Grande do Sul

Rio, 2 - A edição vespertina do “Jornal do Commercio”, na secção sportiva, commenta elogiosamente a iniciativa do presidente da Liga Nautica Rio-Grandense em favor do incremento ahi da natação, e cita, a proposito as provas de natação ultimamente realisadas no Guahyba com o concurso dos clubs federados áquella Liga. Depois de fazer especiaes referencias aos remadores gauchos relembrando a figura que elles desempenharam nas grandes provas nacionaes e considerando-os mais temíveis competidores dos cariocas, o “Jornal do Commercio” termina fazendo votos para que os nadadores gauchos venham disputar as grandes provas de natação que serão aqui realisadas em abril proximo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de março na história

1906 - Inauguração do Túnel Novo, ligando Botafogo a Copacabana.
1910 - Nasce o político Tancredo Neves. 
1933 - Inicia o governo de Franklin Roosevelt nos Estados Unidos.
1946 - Nasce o jogador de futebol Dadá Maravilha. 
1974 - Inauguração da Ponte Rio-Niterói, com 12,9 km de extensão. 
1983 - O Dops de São Paulo é extinto.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895