Distrito de São Francisco realiza comício para ser anexado a Caxias

Distrito de São Francisco realiza comício para ser anexado a Caxias

Correio do Povo do dia 16 de janeiro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

São Marcos decidiu pela anexação à Caxias do Sul.

publicidade

Caxias - annexação de districtos 

Caxias, 15 - Em várias localidades deste municipio e nos segundo, quinto e setimos districtos do visinho municipio de São Francisco de Paula, tem havido concorridos comicios, afim de ser definitivamente resolvida a antiga questão da annexação desses territorios a Caxias. Esses comicios foram autorisados pelo presidente do Estado e presididos pelo intendente de São Francisco, sr. Odon Cavalcante. Em São Marcos, districto desmembrado de S. Francisco, onde o comicio foi grandemente concorrido apurou-se por votação o seguinte resultado: 206 votos favoraveis a annexação a Caxias e 67 a S. Francisco. Comquanto em Criuva a Villa Secca e em outros districtos desmembrados de S. Francisco tivessem-se manifestado pela permanencia naquelle municipio, a maioria é tambem favoravel a Caxias, pelos motivos bastante conhecidos, da facilidade de communicação rapida a quem precisa dirigir-se a séde do municipio, para tratar de assumptos urgentes, por ser finalmente Caxias escoadouro de toda zona dos referidos districtos.

DIVERSAS

Santa Casa - O sr. Eleutherio Araujo, provedor interino da Santa Casa de Misericordia, tendo deixado o cargo de escrivão da Mesa, por ter assumido aquellas funcções convidou, hontem, o sr. Luiz Xavier do Valle, irmão supplente, para o mesmo assumir aquellas funções. Existiam, hontem, na Santa Casa 469 pessôas em tratamento; entraram 14; sairam 23; falleceram 3.

Pharmacias abertas - Durante o dia de hoje conservar-se-ão abertas as pharmacias: “Providencia”, á praça Conde de Porto Alegre; “Ypiranga”, á rua dos Andradas n. 421; “Nacional”, á rua Coronel Fernando Machado n. 395, “Independencia”, á rua Independencia n. 140.

Sorte grande de Montevidéo - O premio de 500.000 pesos da loteria de Montevidéo extraida no dia 31 do mez findo coube a cincoenta e quatro pessoas. A metade do bilhete premiado comprou-a uma sociedade de trinta e cinco operarios. Os demais decimos foram adquiridos por diversas pessôas. O bilhete premiado com meio milhão de pesos foi o numero 10.315.

TELEGRAMMAS

Parque de aviação

Pelotas, 15 - Quando foi da época da guerra européa foi organisada aqui uma commissão popular, composta dos srs. dr. Francisco Simões, dr. Pedro Luiz Osorio, Alexandre Garrastazú, dr. A. Maciel Moreira, e Leopoldo Souza Soares para angariar donativos para a compra de um aeroplano. Agora, em vista de ser conseguida, a creação de um parque de aviação em Pelotas, conforme promessa do governo federal, a commissão resolveu, por concurso unanime da população entregar a quantia depositada nos Bancos Pelotense e Provincia para a conclusão das Obras da Escola de Artes e Officios.

Cooperativa dos trabalhadores do Theatro

Roma, 14 - No theatro S. Carlos, de Nápolis, , o maestro Mascagni realizou uma conferencia sobre as vantagens da organização de uma cooperativa dos trabalhadores de theatro, lembrando a conveniencia da cooperação dos trabalhadores.

A grafia da época está preservada no textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de janeiro na história

1938 - Nasce o jornalista e humorista Jô Soares.
1969 - A URSS faz o primeiro acoplamento de naves no espaço. 
1970 - Muamar Kadhafi torna-se o primeiro ministro da Líbia. 
1970 - Mário Alves, líder do PCBR, é morto sob tortura no primeiro Batalhão da Polícia do Exército, no Rio de Janeiro. 
1992 - Fim da guerra civil em El Salvador.

O dia 17 de janeiro na história

1840 - Primeiro registro fotográfico no Brasil. 
1893 - Instalação do Tribunal de Contas da União.
1961 - Patrice Lumumba, líder da independência do Zaire, morre preso. 
1973 - Morre a pintora Tarsila do Amaral.
1994 - Confirmada a união alfandegária do Mercosul.
1994 - Terremoto provoca a morte de 43 pessoas em Los Angeles. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895