Edú Chaves é homenageado em Buenos Aires

Edú Chaves é homenageado em Buenos Aires

Correio do Povo do dia 4 de janeiro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Foi feita uma campanha para o pagamento das despesas do raid aéreo.

publicidade

O raid Buenos Aires - As homenagens a Edú Chaves em Buenos Aires

S. Paulo, 3 - A subscripção aberta pela Liga Nacionalista no sentido de auxiliar o aviador Edú Chaves no pagamento de despezas occorridas com a realisação do raid Rio-Buenos Aires, tem sido bem acolhida em toda a parte, passando já de 30 contos de réis a quantia angariada. Nesta capital será feita uma grande recepção a Edú Chaves por occasião de seu regresso a S. Paulo. Das festas ao arrojado piloto que acaba de realizar brilhantemente o “raid” entre as duas capitaes sul-americanas, participarão escolas, a Força Publica e o Exercito.

Buenos Aires, 2 -O aviador brasileiro Edú Chaves continua sendo aqui muito festejado. Hoje, á noite, o ministro do Brasil offerecer-lhe-á um banquete. O aviador Edú Chaves, fixou definitivamente, para amanhã ás 9 horas, a sua partida. Sairá elle, em seu apparelho, com destino a Montevidéo.

DIVERSAS

Raid de automovel - No proximo sabbado seguirá para São Gabriel, em automovel, o sr. Oscar Chagas, que escolheu, para a realisação desse “raid”, o automovel “Overland”, de que são agentes, nesta capital, os srs. Leite, Nunes e Cia. Conforme noticiamos domingo ultimo, o sr. Alvaro Ribas, fazendeiro no municipio de Rosario, em companhia de seu amigo, sr. Luiz Pedro Irigoyen, faria um importante “raid” até a cidade de Sant’Anna do Livramento, numa “barata” Ford, de sua propriedade. Para iniciar este “raid”, os excursionistas, fazendo transportar aquelle vehiculo para Pedras Brancas, dali sairam, hontem, ás 10 horas, afim de tocar nos pontos abaixo: - Barra do Ribeiro, Tapes, Dores de Camaquam, S. Lourenço, Pelotas, Cangussu, Piratiny, Cacimbinhas, Bagé, D. Pedrito, S. Gabriel, Rosario e Livramento. Sabemos, agora, por telegramma recebido pelo nosso companheiro de trabalho Francisco Job, já terem os excursionistas chegado, ás 5 horas de hontem, em Dores de Camaquam, tendo gasto 4 horas de viagem da sua largada.

Furto de roupa - Domingo, á tarde, dois jovens do commercio desta praça se dirigiram ao arrabalde da Tristeza, afim de se banharem na praia da Pedra Redonda. Após trocarem as vestes de passeio pelas de banho, atiraram-se ao rio, deixando á margem as respectivas roupas. Decorridos vinte minutos, voltaram á terra verificando, então, terem sido victimas do furto das roupas, bem como de todos os objectos que ali havia deixado.

TELEGRAMMAS

Hotel Moderno

Encruzilhada, 3 - Para um confortavel predio, completamente reformado, situado á rua 15 de Novembro mudou-se o Hotel Moderno, de propriedade do sr. José Chaves Guerreiro.

Grave conflicto

S. Borja, 1 - Em consequencia de um conflicto havido entre dois jovens, as respectivas familias travaram conflicto á balas, do qual resultou, sairem feridas gravemente diversas pessoas. Este facto se deu no 3º districto deste municipio, no logar denominado Uruguatahy. O delegado de policia, comparecendo ao local, aprehendeu diversos revólveres e espadas.

A repatriação dos despojos dos ex-imperadores do Brasil

Rio, 1 - A Liga de Defesa Nacional, reunida, tomou conhecimento do telegramma em que o senador Ruy Barbosa se excusava de falar por occasião da recepção dos despojos dos ex-imperadores do Brasil. Reconhecendo esse motivo, a Liga resolveu não preencher o logar como homenagem ao seu consocio impedido, nomeando apenas uma commissão que a representará por occasião do desembarque dos restos mortaes de D. Pedro II e D. Thereza Christina , nesta cidade.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de janeiro na história

1873 - Inauguração do serviço de bondes, na linha da Várzea ao Menino Deus, em Porto Alegre.
1883 - Instalação da fábrica de gêlo do dr. F. Valery, em Porto Alegre. 
1884 - Elevada a categoria de paróquia a Capela de Menino Deus.
1966 - Lançamento do Jornal da Tarde, do grupo Estado. 
1988 - Morre o cartunista Henfil. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895