Edú Chaves chega a Buenos Aires

Edú Chaves chega a Buenos Aires

Correio do Povo do dia 30 de dezembro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Depois de várias tentativas, Edú Chaves concluía o raid Rio-Buenos Aires

publicidade

O raid aereo Rio-Buenos Aires - Chegada de Edú Chaves a Buenos Aires

Raras vezes, nos ultimos tempos, qualquer acontecimento terá interessado tão vivamente a nossa população como o esplendido raid de Edú Chaves. a funda emoção que a sua triumphante travessia despertava e a anciedade crescente, á medida que se approximava o termo final daquella, transmudaram-se, hontem, afinal, em seu enthusiasmo e em jubilo patriotico pela victoria brilhante do aviador partricio. Fôra como um pesadelo que se desfizesse. Até o ultimo instante, a recordação das tentativas anteriores e dos fracassos consecutivos em que ellas haviam redundado, persisitia. Mas Edú Chaves justificou a confiança que nelle se depositára. Num ultimo e brilhante vôo levando o seu “Oriele” atravez do estuario do Prata, arrancára de Montevidéo, para ir pousar triumphante, vencedor, na outra margem, na capital argentina.

DIVERSAS

Augmento de vagões - A Praça do Commercio de Livramento recebeu um officio do chefe do trafego da Viação Ferrea satisfazendo, em parte, o pedido de augmento do numero de vagões que se distribuia mensalmente para essa localidade. De 1º de janeiro em diante serão fornecidos 10 vagões áquella praça.

Reclamações - Moradores das ruas Venancio Ayres, proximo do Collegio Militar, commendador Coruja pedem-nos reclamemos contra a falta dagua que ali se faz sentir diariamente. Moradores da rua General Netto queixam-se de os cubos do asseio publico são retirados dali, de quinze em quinze dias

Centro Musical Porto Alegrense - Em sessão de assembléa geral, realizada a 27 do corrente, o “Centro Musical Porto Alegrense” elegeu sua nova directoria, para o periodo de 1921 a 22. A assembléa resolveu inserir em acta um voto de agradecimento ao dr. Borges de Medeiros, presidente honorario do “Centro”, pelo apoio prestado, decidindo, igualmente, communicar a s. ex., por telegramma essa resolução.

Sociedade C. Gondoleiros - O sr. Walter Gerdau fez doação a esta sociedade de 5 acções que possuia no valor de 200$000, cada uma. A directoria dos Gondoleiros, em vista do valioso donativo, vae conceder o titulo de socio benemerito ao sr. Walter Gerdau.

Santa Casa - Na Santa Casa de Misericordia existiam, hontem, 436 pessoas em tratamento; entraram, 15; sairam, 15; falleceram 3.

TELEGRAMMAS

Novo cinema

Carasinho, 29 - Inaugurou-se, hontem, o Recreio Ideal, novo cinema de propriedade do sr. Jacob Simon. ao acto de ianuguração fez uso da palavra, saudando o seu proprietario o sr. Rosauro Costa.

A reforma dos Correios

Rio, 29 - A Camara votou a redacção final do projecto de lei que autoriza o governo a reformar os Correios, mediante as bases que o mesmo estabelece. Esse projecto foi constituido pela emenda do Senado federal ao orçamento da Viação autorizando a referida reforma e por mais alguns artigos alvitrados pela Camara, para ampliar os serviços postaes e melhorar a situação economica dos empregados dessa importante repartição, sendo o governo ouvido sobre esses alvitres. Quanto á tabella dos vencimentos do funccionalismo deixou de ser aceita a organizada pelo director geral, preferindo a Camara, uma outra mais approximada da que foi proposta pelo Senado.

A situação na Russia

Os fuzilamentos na Criméa

Londres, 29 - O “Times” calcula em 13.000 o numero de fuzilados na Criméa depois que os bolchevistas occuparam aquella praça.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de dezembro na história

1922 - Criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS. 
1930 - “Com que Roupa”, de Noel Rosa; gravação que fez grande sucesso.
1968 - Carlos Lacerda, cassação dos direitos políticos por 10 anos.
1976 - Assassinato da socialite mineira Angela Diniz, por seu namorado.
1993 - Vaticano estabelece relações com Israel.
2000 - Queda do alambrado do estádio de S. Januário fere 168 pessoas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895