Edu Chaves fundou a primeira escola de aviação do Brasil

Edu Chaves fundou a primeira escola de aviação do Brasil

Correio do Povo do dia 26 de dezembro de 1920, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Edu Chaves (D) fundou a primeira escola de aviação do Brasil e foi o primeiro piloto brasileiro a voar no país.

publicidade

O raid aereo Rio-Buenos Aires

O aviador Edu Chaves, vae, pela segunda vez, tentar a realisação do raid Rio-Buenos Aires, que devido a um accidente foi interrompido. Ao seu sobrinho, sr. Carlos Amaral, aqui residente passou elle, ante-hontem, um telegramma, communicando-lhe que deveria chegar aqui hontem ou hoje. No mesmo despacho, solicitava que se lhe preparasse um campo para aterrar. O sr. Carlos Amaral, desempenhando-se da incumbencia, escolheu o local, onde o aviador, Hasset, actualmente aqui, fez a sua “aterrisage”, no Gravatahy. Hontem, novo telegramma foi recebido pelo sr. Carlos Amaral, e no qual o aviador Edú Chaves lhe communica que estará aqui hoje, antes do meio dia. Pede-lhe, tambem, para que ascenda uma fogueira no local, onde deverá aterrar para que a fumaça possa oriental-o.

DIVERSAS

Estação Experimental em Viamão - Desde o mez de julho foi terminada a casa de moradia para o chefe do estabelecimento e o accrescimo á habitação do 1º auxiliar technico sr. Frederico Krahe. Com a vinda do chimico foram adquiridos os moveis para a installação do laboratorio de chimica e boa parte do material necessario para o seu funccionamento. Foi construido um estabulo para os animaes de serviço desta estação e chiqueiros para a criação de porcos. A installação da agua foi continuada no laboratorio de chimica, no jardim situado na frente da séde e nos vinhedos 1º e 3º, nestes ultimos com o fim de facilitar os tratamentos cupro-calcicos. 

Viação Ferrea - Os serviços ferro-viarios tem apresentado melhoras, chegando a se pôr em dia, os embarques na estação desta capital que se achavam atrazados ha muitos mezes. Os transportes de mercadorias de uma estação para outra estão sendo feitos com mais rapidez e regularidade. Cargas que despachadas daqui para Marcelino Ramos chegavam a levar ate cinco mezes para chegar ao seu destino, levam, no maximo, dez dias.

TELEGRAMMAS

Foot-Ball

S. Lourenço, 25 - A missão sportiva do S. C. S. Lourenço regressou de S. João de Camaquam, sendo aqui recebida festivamente. Precedida de uma banda de musica e ao espocar de foguetes, grande multidão promoveu uma manifestação aos players, componentes da missão, falando em nome da Intendencia e da população o dr. Dionysio Duarte. Em nome dos sportsmens falou agradecendo, Ramiro Gama, presidente do S. C. S. Lourenço.

Os preços dos couros e lãs 

S. Gabriel, 25 - O xarqueador Candido Silveira de Azevedo declarou que não matará nesta safra, pois além de outras difficuldades, não pode exportar os productos da ultima safra, por falta de vagões, apezar de estarem vendidos, ha muito tempo, as carnes e couros. 

Pela aviação 

Rio Grande, 25 - Tripulando um aeroplano, chegaram hoje aqui, os aviadores Arthur F. Backer, piloto e Adolpho Janriquez. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de dezembro na história

1864 - Inicia-se a Guerra do Paraguai.
1923 - 50 oficiais, envolvidos na rebelião do tenentismo em 1922, contra a Primeira República, são condenados. 
1972 - Morre o ex-presidente norte-americano Harry Truman. 
1977 - A legalização do divórcio é aprovada pelo Congresso.
2000 - Morre o ator norte-americano Jason Robards.

O dia 27 de dezembro na históriaEdu

1901 - Morre a atriz alemã Marlene Dietrich. 
1934 - Pérsia passa a se chamar Irã. 
1939 - Criação do DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, encarregado da censura.
1945 - Fundação do FMI - Fundo Monetário Internacional.
1991 - Manaus tem ameaça de epidemia de cólera. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895