Em debate na Conferencia de Paris, as condições do Tratado de Versailles

Em debate na Conferencia de Paris, as condições do Tratado de Versailles

Correio do Povo do dia 2 de fevereiro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A conferência de Paris debateu as condições do tratado de Versalhes.

publicidade

A Conferencia de Paris - Sua repercussão

Vienna, 1 - Foram recebidas com satisfação as propostas contidas no parecer que o sr. Loucheur apresentou á conferencia de Paris para modificação das clausulas financeiras estipuladas no tratado de Saint-Germain, afim de isentar a Austria do pagamento da manutenção das tropas alliadas de occupação das despezas com as commisssões internacionaes, bem como de todas as reparações.

Paris, 1 - De conformidade com as instrucções do Conselho Supremo dos alliados, os membros da conferencia ha pouco aqui reunida e os diversos peritos são convocados para Bruxellas, no dia 2 deste mez. Foram tambem convocados os delegados allemães.

Berlim, 1 - Discursando numa reunião eleitoral, o sr. Stresmann, chefe do partido popular, combateu violentamente os accordos da conferencia de Paris. Aquelle politico allemão, proseguindo no seu discurso, convidou os seus patricios a se unirem numa grande organisação de combate ao tratado de Versailles por meio de uma propaganda que ponha em acção todos os recursos do paiz. 

DIVERSAS

Associação Rio Grandense de Imprensa - Reuniu-se hontem, á noite, em sessão ordinaria, a directoria desta Associação, que, entre outras, tomou a resolução de nomear uma commissão composta dos socios Roque Callage, Hugo Barreto, Benevenuto Crocetta e Francisco Xavier da Costa, para procurarem dirimir, em nome da Associação, a questão que suscitou entre o Centro Musical e os proprietarios de cinemas da capital. Essa commissão procurará , hoje, dar desempenho á incumbencia.

O raid Rio-Buenos Aires - Continuou, hontem, a despertar a attenção publica o raid Rio-Buenos Aires, que está sendo realisado pelo aviador argentino Eduardo Hearne, saindo desta capital sabbado ultimo, ao meio dia e que, como se sabe, fôra obrigado a aterrar no municipio de Encruzilhada. Hontem, segundo noticia que afixamos em nosso “placard”, o alludido “az” argentino dali levantara vôo, ás 13,10 horas, rumo Buenos Aires, termo final de sua viagem. Á noite, a estação telegraphica desta capital recebeu communicação de que Hearne aterrou ás 20,15 horas em Florida, distante de Montevidéo duas horas. Em nosso serviço telegraphico damos informações sobre a saida do aviador Hearne de Encruzilhada. O tenente aviador Salinas Gomez, technico preparador do raid do aviador Hearne, esteve hontem, em nossa redacção apresentando as suas despedidas, visto regressar hoje ainda, para Buenos Aires, Argentina.

TELEGRAMMAS

O raid aereo Rio-Buenos Aires

Encruzilhada, 1 - Hoje, ás 13 horas e 10 minutos, o aviador Eduardo Hearne levantou vôo rumo a Buenos Aires. Apezar da grande distancia do local em que se achava o apparelho, era grande o numero de pessoas que ali affluiram, desta villa e de povoações do municipio. Na occasião de subir Hearne foi vivamente acclamado, sendo tambem levantados vivas a Argentina e ao Brasil. Entre as pessoas presentes achava-se o dr. Arminio Silveira, intendente municipal.

O conde d’Eu e o principe D. Pedro

S. Paulo, 1 - São esperados amanhã, em regresso do Paraná e Santa Catharina, o conde d’Eu e o principe D. Pedro. Irão elles descançar alguns dias na fazenda da familia Prado.

A gréve dos empregados de jornaes

Lisboa, 1 - Os empregados dos jornaes lisboetas, que ha dias se acham em gréve, entre as condições que apresentaram para voltar ao trabalho exigiram que os jornaes não atacassem a Confederação Geral do Trabalho. Ao conhecer essa exigencia, os directores dos jornaes responderam dizendo que não se sujeitariam á censura vermelha.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de fevereiro na história

1921 - Tratado de Versalhes provoca protestos na Alemanha.
1937 - O náilon é registrado no escritório de patentes dos EUA pelo cientista Wallace Carothers, da firma Du Pont.
1965 - Fundação da Banda de Ipanema. 
1987 - Ulysses Guimarães é eleito presidente da Constituinte. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895