Evento lança a pedra fundamental do pavilhão argentino na Exposição do Centenário da Independência

Evento lança a pedra fundamental do pavilhão argentino na Exposição do Centenário da Independência

Correio do Povo do dia 21 de junho de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Pavilhão da Argentina na Exposição do Centenário da Independência.

publicidade

O Centenario da Independencia

Rio, 19 - Nos terrenos destinados á exposição commemorativa do centenario da independencia, foi lançada, hoje, a pedra fundamental do pavilhão da Republica Argentina. Estiveram presentes, além dos representantes diplomaticos e consulares da Argentina, os ministros plenipotenciarios da Noruega e do Mexico, o dr. Ferreira Chaves, ministro da Justiça, os srs. Niemeyer e Padua Rezende, representando a Prefeitura Municipal desta cidade e a commissão da exposição, innumeras familias e grande massa popular. O discurso proferido pelo ministro da Argentina foi uma importante peça oratoria pela firmeza dos seus conceitos e pelos impressionantes argumentos. 

DIVERSAS

Club do Commercio - O Club do Commercio, que funcciona em um predio alugado tendo em vista o seu desenvolvimento, de anno para anno, em uma de suas ultimas reuniões de directoria resolveu construir um edificio para sua séde social. Para esse fim, entrou em associações para a compra de uma parte do prédio á rua dos Andradas n. 323, onde funccionou o Grande Hotel, e em cujo andar terreo funciona a Casa Coates. As negociações estão bem adeantadas, devendo, por estes dias, se lavrar a respectiva escriptura, sendo que só na compra desse predio o “Club do Commercio” gastará mais de duzentos contos de réis. Adquirido esse predio, o referido club vae demolil-o, a fim de, no local, construir um palacete de architectura moderna, digno do adiantamento da nossa capital, estando as obras orçadas em varias centenas de contos de reis. 

Pavilhão da Polonia no Centenario da Independencia do Brasil - Realisa-se hoje, mais uma reunião do Comité pró-Pavilhão da Polonia no Centenario do Brasil. Entre a colonia poloneza domiciliada nesta capital, reina grande animação para o annunciado festival beneficente,que se realisará em 8 de julho proximo, nos salões da sociedade “Aguia Branca”. A sociedade “Sokol” prepara grandes surprezas para esse dia.

TELEGRAMMAS 

Melhoramentos

Gravatahy, 19 - Estão em andamento os trabalhos de abertura de ruas nesta villa. 

O raid Lisbôa-Rio

Santa Victoria, 20 - Causou immenso enthusiasmo no seio da colonia portugueza e no povo em geral a noticia da chegada dos aviadores luzitanos ao Rio de Janeiro. Espalhada que foi a noticia, grandes girandolas de foguetes subiram ao ar.

Rio Grande, 20 - Continua o enthusiasmo motivado pela chegada dos aviadores portuguezes ao Rio. No domingo vae ser celebrada uma missa campal em acção de graças pelo exito da travessia aérea Lisbôa-Rio. 

O afundamento do Avaré 

Hamburgo, 20 - O paquete brasileiro “Avaré” afundou por ter sido retirado do dique antes de estar propriamente lastreado. Sem esperar pelos resultados do inquerito, a imprensa allemã está inclinada a dar a responsabilidade do desastre ao commandante Ricardino Prado, que se acha sériamente ferido. Vinte e quatro de seus tripulantes e quarenta operarios allemães perderam as suas vidas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 21 de junho na história

1836 - Bento Gonçalves retira as tropas que sitiavam Porto Alegre.
1839 - Nasce o escritor Machado de Assis. 
1908 - Milhares de mulheres protestam pelo voto feminino em Londres. 
1919 - Nasce em Santana do Livramento o cantor Nelson Gonçalves. 
1989 - Surto de meningite faz Brasil importar vacinas de Cuba. 
1990 - Terremoto mata 35 mil pessoas no Irã. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895