Ex-presidente da França faz duros ataques aos alemães por contrapropostas do Tratado de Versalhes

Ex-presidente da França faz duros ataques aos alemães por contrapropostas do Tratado de Versalhes

Correio do Povo do dia 24 de fevereiro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Raymond Poincaré com o presidente Wilson, dos EUA, em Paris.

publicidade

A questão das reparações 

Paris, 23 - O sr. Raymond Poincaré, ex-presidente da Republica, em artigo publicado no jornal “Le Temps”, tratando da questão das reparações, aconselha uma politica energica em face da Allemanha, e diz que o governo francez póde contar com o apoio da Camara e o Senado para repellir a attenuação reclamada pela Allemanha e obter as precisões necessarias com respeito á applicação do Tratado de Versailles, com garantias nelle estipuladas. Outrosim, observa que o sr. von Simons se mostra cada vez mais arrogante, e diz que a insolencia da Allemanha segue em linha ascendente. Si não corrigirmos immediatamente o diagrama - diz - havemos de ver, muito em breve, os vencedores humilhados pelos vencidos e as victimas da guerra encarniçada, nas mãos dos carrascos. “Imaginemos o que a Allemanha teria exigido de nós”, conclui Poincaré.

DIVERSAS

Credito Rural do Rio Grande do Sul - Prosegue entre os fazendeiros e criadores do Estado o serviço de propaganda em pról da iniciativa da creação do Credito Rural do Rio Grande do Sul. Como temos noticiado, essa idéa partiu do dr. Danton Jacques de Seixas, quando respondia pelo expediente da União dos Criadores do Rio Grande do Sul, na ausencia do vice-presidente , coronel Delfino M. Riet. Voltando este de Uruguayana e retomando o seu cargo, secundou até o presente a propaganda iniciada pelo dr. Seixas, resolvendo agora passal-a a exclusiva responsabilidade desse nosso patricio. A proposito, o coronel Riet dirigiu aos presidentes das commissões locaes de propaganda, uma circular. O dr. Danton Seixas seguirá, brevemente, para o interior do Estado, em propaganda da instituição do referido banco. Um dos primeiros pontos a que se dirigirá será a granja de Pedras Altas, afim de solicitar o apoio do dr. Assis Brasil.

A nova cathedral - Terminaram, hontem, os trabalhos de demolição dos fundos da egreja matriz desta capital, compreendendo a capella mór, capella e consistorio do Santissimo, a sachristia parochial e a sala do cabido. Vão proseguir as escavações para a remoção de 6000 metros cubicos de terra afim de dar lugar á construcção dos fundamentos da crypta da nova cathedral de Porto Alegre. Os trabalhos da magestosa obra, como se vê, continuam com a maior actividade, sendo impulsionada pelo tempo.

TELEGRAMMAS

Nova ponte

Triumpho, 23 - Acha-se concluida a ponte que a municipalidade mandou construir sobre o arroio Capivary, situado no terceiro districto deste municipio. Este melhoramento foi recebido com geral satisfação.

Immigrantes allemães

Rio, 23 - Do coronel Cesar Netto, commissario de emigação da Allemanha, recebeu o director do serviço do povoamento do sólo communicação de haverem partido, a 20 do corrente, a bordo do vapor “Poconé”, do Lloyd Brasileiro, duzentos e dez familias de immigrantes allemães, com um total de 900 pessoas, e que deverão desembarcar no porto do Rio de Janeiro a 20 de março vindouro. Esses immigrantes destinam-se a diversos nucleos coloniaes, devendo ser previamente recolhidos na Ilha das Flôres, onde serão agasalhados até tomarem os respectivos destinos para onde serão encaminhados.

Navegação da Lagôa dos Patos

Rio, 23 - A directoria do Lloyd Brasileiro vae preparar o paquete “Javary” para envial-o ao Rio Grande do Sul, onde será utilisado na navegação da Lagôa dos Patos. Esse navio irá soffrer um pequeno concerto nas officinas de Mocangué.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de fevereiro na história

1891 - É promulgada a primeira Constituição da República. 
1932 - Promulgação do Código Eleitoral com voto secreto e obrigatório. 
1946 - Juan Domingo Perón é eleito presidente da Argentina. 
1949 - Termina a primeira guerra árabe-israelense.
1949 - Marlene vence Emilinha na disputa do título “Rainha do Rádio”.
1972 - Incêndio do edifício Andraus, em São Paulo, provoca 16 mortes. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895