Ex-primeiro-ministro Luigi Facta fica responsável por formar o novo gabinete ministerial italiano

Ex-primeiro-ministro Luigi Facta fica responsável por formar o novo gabinete ministerial italiano

Correio do Povo do dia 2 de agosto de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O ex-premier Luigi Facta (d) ficou incumbido de formar novo gabinete.

publicidade

Os successos da Italia - Continua sem solução a crise ministerial

Roma, 31 - O ex-primeiro ministro sr. Facta, foi realmente, incumbido de formar novo Gabinete. Nos circulos politicos acredita-se que o encargo do sr. Facta é muito pesado, porque elle precisará convencer a maioria que o derrubou ha pouco, de que o novo Gabinete será differente do outro e que elle proprio poderá restabelecer e manter a ordem, contendo os fascistas em seus excessos. Por outro lado, tem elle que convencer os fascistas, nacionalistas e conservadores de que não se submetterá aos socialistas. Além disto, ha ainda a considerar a declaração feita por Mussolini, chefe dos fascistas, de que seus partidarios mil vezes preferirão pegar em armas como revolucionarios a terem que consentir que o paiz se torne presa dos bolchevistas. 

DIVERSAS 

“O Rio Grande do Sul” - Está fixado para o dia 7 de Setembro proximo, o apparecimento, no Rio de Janeiro, do jornal diario “O Rio Grande do Sul”, que tem como directores o major Hilario Ribeiro e o nosso companheiro de trabalho Augusto Daisson. Do corpo de redactores fará parte o nosso collega Roque Callage. Os directores do “O Rio Grande do Sul” estão dirigindo cartas-circulares aos intendentes dos municipios do Estado, soliciando o fornecimento de relatorios, orçamentos e photographias, afim de ser feita uma boa propaganda. 

Um jornal de propaganda separatista - A 6ª Circumscripção de Recrutamento Militar está por ordem do commando da Região, intimando o dr. Julio Raphael de Aragão Bozano, reservista do Exercito, a comparecer ao Quartel-General, dentro de 8 dias, por motivo dos artigos que lhe são attribuidos e foram publicados no jornal “Separatista” de Santa Maria. Por procuração do commandante da Região o dr. Andrade Neves Netto requererá hoje, no fôro de Santa Maria, a exhibição de autographos dos artigos publicados no jornal “O Separatista”, daquella cidade, e que o general Fabio de Azambuja julgou injuriosos á sua pessoa. 

Lavanderia da Santa Casa - Realisar-se-á hoje, no Theatro Thalia, um festival em beneficio da lavanderia da Santa Casa de Misericordia. 

TELEGRAMMAS

O monumento a Carlos Gomes 

S. Paulo, 1 - O escultor Luiz Brizzolara inaugurara no dia 7 de setembro o monumento a Carlos Gomes na explanada do Theatro Municipal. Entrevistado pela “Platéa”, Brizzolara declarou haver contratado o monumento por 600 mil libras com a commissão da colonia Maliana promotora dessa homenagem ao maestro brasileiro e que não receberá uma lira a mais nem uma lira a menos, pois é escravo dos seus contractos. Depois do monumento a Carlos Gomes, tratará da construcção dos mausoléos do conde Hermelindo Matarazzo, do dr. Braulio Machado e do coronel Marcelino Carvalho no cemiterio da Consolação. 

O sr. Epitacio Pessoa será nomeado embaixador do Brasil em Roma? 

S. Paulo, 1 - O “Fanfuila” informa que o embaixador do Brasil em Roma, sr. Souza Dantas será removido para Paris, sendo substituido na Embaixada em Roma pelo sr. Epitacio Pessoa. Accrescenta que este já comprou passagem a bordo do vapor “Giulio Cesare”, que virá ao RJ a 18 de novembro. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de agosto na história

1874 - Expedição militar, com 600 praças, destrói o reduto dos Muckers de São Leopoldo e mata seus líderes.
1875 - Jornal Gazeta de Notícias é lançado no RJ, introduzindo a foto, a charge e a reportagem do jornalismo. 
1920 - Formação da corte internacional de Haia. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895