Exposição de frutas acontece no bairro Vila Nova

Exposição de frutas acontece no bairro Vila Nova

Correio do Povo do dia 22 de janeiro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

A Festa da Uva no bairro Vila Nova tinha grande participação popular.

publicidade

Exposição de uvas

No dia 30 do corrente, no arrabalde da Vila Nova, haverá uma exposição de uvas e de outras fructas. A iniciativa deste certamen teve ali franco acolhimento, sendo ja regular o numero de agricultores que resolveram concorrer ao mesmo. A commissão organisadora compõe-se dos srs.; Vicente Monteggia, João Salomoni, João Vedana e Jeronymo Moresco. O producto da exposição reverterá em beneficio da capella da Villa Nova. Durante os dias do certamen, haverá varias diversões, devendo a praça ser illuminada a luz electrica. Entre esta capital e Villa Nova correrão nos dias do certamen, varios auto-omnibus. A commissão, que fixou o dia 30 do corrente para o acto inaugural do certamen, pede ás pessôas que mantém relações de commercio com a Villa Nova, a offerta, a exemplo do usado nas exposições realizadas em Theresopolis de premios destinados aos concorrentes.

DIVERSAS

O “raid” Rio-Buenos Aires - O “raid” aereo, Rio-Buenos Aires, ha pouco brilhantemente realizado pelo aviador patricio Edu Chaves, começa, novamente, a preoccupar a attenção publica. Desta vez, ao que se diz, será elle tentado por dois aviadores que do Rio pretendem sair no mesmo dia, um brasileiro, o capitão-tenente Virginius de Lamare, e outro argentino, o aviador Hearne. Afim de organisar os preparativos para a recepção encontra-se nesta capital, como já noticiámos, o tenente do exercito argentino Salina Gomez.

Congresso portuguez do Rio Grande - No dia 1º do corrente, reuniram-se no salão nobre da Beneficencia Portugueza, da cidade do Rio Grande, os socios dessa nova associação, afim de empossar a directoria que tem a presidil-a o sr. Manoel José Fernandes. O acto foi bastante concorrido, ficando determinado que, emquanto a associação não adquirir séde propria, funccione, provisoriamente, na casa pertencente ao ex-Congresso Portuguez D. Luiz I, da mesma cidade.

Falta de milho - Nos ultimos dias, no mercado local tem se verificado uma certa diminuição de entradas de milho, motivo por que este producto subiu de valor, isto é de 10$500 a 11$000 para 15$000 e 16$000. Os estabelecimentos que se dedicam á moagem de milho estão ameaçados de suspender os seus trabalhos. Entretanto, no interior, ainda ha regulares stocks que não podem ser remettidos devido á falta de transportes.

TELEGRAMMAS

Politica federalista

Pelotas, 21 - Acompanhado do sr. Gaspar Saldanha e do sr. Ernesto Labarthe, chegou de S. Lourenço o coronel Raphael Cabeda, que anda em propaganda de sua candidatura á deputação federal pelo 3º circulo eleitoral do Estado. O coronel Cabeda seguirá , amanhã, para o Rio Grande. O directorio do partido federalista local publicou um manifesto nos jornaes aconselhando os seus correligionarios a suffragarem o nome do dr. Pinto da Rocha nas proximas eleições para deputados federaes pelo 3º districto eleitoral.

A venda do Frigorifico Rio Grande

Pelotas, 21 - Acaba de ser vendido por 6.800:000$000 o Frigorifico Rio Grande. Foram compradores Vesty Brothers, representante de um syndicato com séde em Londres e proprietario de emprezas frigorificas no Brasil, Uruguay e Argentina. A nova empreza iniciará os seus trabalhos dentro de um mez.

A fundação da cidade do Rio de Janeiro

Rio, 20 - Hoje, data do aniversario da fundação desta cidade, o commercio todo fechou, nas repartições publicas não houve expediente, e os jornaes vespertinos não circularam.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de janeiro na história

1891 - Morre aos 54 anos Benjamin Constant, articulador da República. 
1922 - Nasce o político gaúcho Leonel de Moura Brizola. 
1935 - Salvador Dali faz exposição em Nova Iorque. 
1939 - Fusão de urânio é conseguida nos Estados Unidos.
1942 - Fundação do Senai. 
2001 - Notícias Populares, jornal do grupo Folha, é fechado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895