Exposição de frutas no Vila Nova é um sucesso

Exposição de frutas no Vila Nova é um sucesso

Correio do Povo do dia 1 de fevereiro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Estande de frutas da família Passuelo.

publicidade

2ª Exposição de Fructas em Villa Nova

No aprazivel arrabalde de Villa Nova, a poucos kilometros desta capital, realizou-se ante-hontem, a annunciada Exposição de Fructas, segunda no genero, que é levada a effeito nesse local. O certamen, promovido por adeantados pomicultores ali residentes, bem como da Tristeza, Gloria, Therezopolis e outros pontos circumvisinhos, como incentivo ao progresso e aperfeiçoamento desse genero de cultura, obteve o successo almejado, compensando assim os esforços empregados para esse fim, pelos seus organizadores. A Villa Nova é hoje uma verdadeira colonia italiana. Fundada em 1897 pelo sr. Vicente Monteggia, a Villa Nova conta hoje já com 150 familias compostas todas ellas de agricultores, e possuindo as suas colonias demarcadas, onde é cultivada com especialidade a vinha, a que as terras se prestam admiravelmente.

DIVERSAS

O congresso das Associações Comerciaes - Na séde da União dos Caixeiros Viajantes, na cidade de Santa Maria, deverá ter inicio, amanhã, o congresso das Associações Commerciaes, reunião essa convocada por iniciativa da Associação Commercial da praça de Uruguayana. A este importante certamen, como se sabe, concorrerão as associações commerciaes de quasi todos pontos do Estado. Afim de representar no mesmo o Correio do Povo, seguirá hoje, para aquella cidade o nosso companheiro de trabalho dr. Francisco Leonardo Truda.

O raid aereo Rio-Buenos Aires - Como se sabe, no sabbado partiu desta capital prosseguindo seu raid Rio-Buenos Aires, o aviador argentino Hearne. Até a madrugada de domingo, porém, devido ao máo funccionamento das linhas telegraphicas, não se tinham noticias daquelle piloto, ignorando-se o que lhe succedera. Pela manhã de ante-hontem, afinal, soube-se, conforme se verá dos telegrammas que publicamos na secção competente, que Hearne fôra obrigado a aterrar no municipio de Encruzilhada.

Fechamento do commercio varejista - É o seguinte o accôrdo celebrado entre os commerciantes varejistas da rua dos Andradas e adjacencias, para o fechamento de seus estabelecimentos: Fechamento para refeição das 11 1/2 ás 13 horas, todo o anno; encerramento geral ás 19 horas, á excepção da segunda quinzena de dezembro que fica ao criterio de cada um. Ama nhã, dia de N. S. dos Navegantes.

TELEGRAMMAS

Novo jornal

Passo Fundo, 30 - Ao que se fala, apparecerá, aqui, a 2 de fevereiro proximo, um novo jornal com o titulo “Imparcial”, sem filiação partidaria e que será editado pela Livraria Mineira. O dr. Ney de Lima Costa, convidado, acceitou o cargo de director da nova folha, cujo apparecimento desperta interesse.

O raid aereo Rio-Buenos Aires

Encruzilhada, 30 - Um telegramma particular, aqui recebido hoje, annuncia haver o aviador argentino Eduardo Hearne aterrado, hontem, junto á residencia do coronel Juvenal Costa, em S. José, neste municipio. O alludido despacho, sem nada adiantar sobre quaes as causas que motivaram esta aterrissage, accrescenta que a população daquella localidade está auxiliando o aviador para retirar o seu apparelho do local onde a mesma foi feita, empregando para isso uma junta de bois. O dr. Arminio Silveira, intendente municipal, seguiu, em automovel, para aquelle local, afim de tomar providencias e transportar o aviador para esta villa. O povo avido por saber sobre o accidente, aguarda ancioso o regresso do dr. Arminio Silveira e a provavel vinda do “az” argentino. Conforme se sabe, ele retornaria hoje á tarde.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1 de fevereiro na história

1901 - Nasce o ator norte-americano Clark Gable.
1908 - É fundada, no Rio de Janeiro, a Confederação Operária Brasileira. 
1942 - Morre em um campo de concentração nazista Olga Benário, revolucionária alemã e mulher de Luís Carlos Prestes. 
1952 - Inauguração da base aérea do Galeão. 
1982 - A semana de trabalho é reduzida para 39 horas na França. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895