Exposição de uvas em Vila Nova terá premiações

Exposição de uvas em Vila Nova terá premiações

Correio do Povo do dia 28 de janeiro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Imigrantes italianos trouxeram a fruticultura para a Vila Nova.

publicidade

Exposição de fructas

Ficou resolvido que a exposição de fructas, principalmente uvas, a se realizar no arrabalde da Villa Nova, seja inaugurada amanhã, ás 15 horas. Este certamen será franqueado ao publico tambem no domingo e segunda-feira. Durante os dias da exposição, far-se-á ouvir, no respectivo recinto, uma banda de musica e haverá illuminação ellectrica. Para a inauguração foram convidadas as autoridades e a imprensa. Foram instituidos tres premios especiaes, que constarão de uma medalha de ouro para o 1º, prata para o 2º e bronze para o 3º. A commissão de festejos pede, por nosso intermedio, ao commercio auxilial-a em ferramentas ou em qualquer outra offerta de utilidade para doar aos agricultores do logar. Essas offertas podem ser depositadas na casa do sr. Alexandre de Meda, á praça 15 de Novembro. A commissão, que muito se esforçou para o exito do certamen, compõe-se dos srs. vigario Agostinho Rorato, Vicente Monteggia, João Salamone, João Vedana e Jeronymo Moresco.

DIVERSAS

Fechamento do commercio varejista - Por iniciativa de alguns commerciantes, o commercio varejista da rua dos Andradas e adjacencias acaba de firmar um accordo. Segundo esse accordo, aliás já adoptado por muitas casas, o fechamento para as refeições será das 11 1/2 ás 13 horas, o encerramento geral, durante o anno, ás 19 horas; em dias feriados e santificados officiaes, ás 12 horas. 

Exportação de uvas - Começou a exportação de uvas, da actual safra, para o Rio de Janeiro. O Itajubá em sua ultima viagem levou para ali 154 caixas contendo 4.500 kilos de uva. O embarque dessa fructa representa um valor de dois contos de reis.

Ultima Hora - Entrou, hontem, no 7º anno da sua existencia o vespertino “Ultima Hora”, que se publica nesta capital. Commemorando o seu anniversario “Ultima Hora” appareceu em edição especial, de 14 paginas illustradas, noticiosa e repleta de variado texto.

Peste bubonica - Nesta capital foi registrado, hontem, mais um caso fatal de peste bubonica: A victima foi o menor Feliciano, de 8 annos de edade, filho do sr. Francelino Lopes dos Santos, residente a rua General Caldwell n. 88. O attestado de obito foi passado pelo dr. M. Azambuja, que deu como causa mortis - “caso suspeito de peste bubonica”. Entretanto, apezar da gravidade do caso, não se procedeu a desinfecção, sendo o cadaver velado, durante longas horas, por grande numero de pessoas.

TELEGRAMMAS

Novo hotel

Pelotas, 27 - Continúa despertando interesse o projecto para a construcção de um grande hotel nesta cidade. A idéa foi lançada pelo dr. Pedro Luiz Osorio, intendente municipal e tem encontrado franco apoio, pois já é avultado o numero de subscriptores de ações. Uma vez construido o edificio e mobiliado, será aberta concorrencia publica para a sua exploração.

O conde D’Eu e o principe D. Pedro em S. Paulo 

S. Paulo, 27 - No trem nocturno da Sorocabana seguiram, hontem, para Curityba, o conde D’Eu e o principe D. Pedro. acompanhados de altos funccionarios, durante o dia de hontem visitaram elles os quarteis da força publica, onde foram recebidos carinhosamente. Nas redacções dos jornaes o conde D’Eu e D. Pedro deixaram cartões, agradecendo as referencias que lhes tem sido feitas. Consta que de Curityba, elles seguirão para a região colonial de Santa Catharina.

Linha de navegação polaca

Bruxelas, 27 - Os jornaes desta capital noticiam estarem entaboladas negociações para o estabelecimento de linha de navegação polaca entre Dantzig, Antuerpia e America do Sul. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de janeiro na história

1808 - Abertura dos Portos às nações amigas é decretada por Carta Régia.
1888 - Rodrigo Antônio Vilanova toma posse na presidência da província.
1942 - Brasil rompe com a Alemanha e a Itália durante a Segunda Guerra. 
1948 - Nasce o bailarino russo Mikhail Barishinikov. 
1988 - 40 mil servidores são demitidos durante o governo Sarney. 
1997 - Morre o jornalista e escritor Antonio Callado. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895