Fábrica de tecelagem de Rio Grande será nacionalizada

Fábrica de tecelagem de Rio Grande será nacionalizada

Correio do Povo do dia 19 de fevereiro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Fábrica de Tecelagem Ítalo-Brasileira, em Rio Grande.

publicidade

Fabrica de Tecelagem Italo-Brasileira

Ha 20 annos funcciona, na cidade do Rio Grande a Fabrica de Tecelagem Italo-Brasileira, de propriedade da firma Santo Becchi e Cia., que tem a sua sede em Genova, na Italia. Agora, esse estabelecimento, que se dedica a tecelagem e fiação, vae ser nacionalisado, transformado em sociedade anonyma, passando a girar com um capital de tres mil contos de réis. Os srs. Santo, Becchi e Cia., seus actuaes proprietarios, subscreverão a metade do capítal, estando já aberta a subscrição para o restante. Pelo commercio desta praça já foram subscriptas muitas acções. Sendo a Italo-Brasileira nacionalisada, a sua séde será transferida de Genova para a cidade do Rio Grande. Logo que seja subscripto o capital, o que se espera dentro de poucos dias, devido a grande procura de acções, será nacionalisada aquelle estabelecimento, sendo eleita a sua directoria. Na Italo-Brasileira exercem a sua actividade para mais de 600 operarios de ambos os sexos.

DIVERSAS

Noticias da Argentina - A “Prensa”, depois de obter informações em meios extra-officiaes, diz que o governo vae averiguar a authenticidade de uma bandeira argentina, que figura entre os tropheos tomados pelos francezes em diversos pontos do mundo e que estão expostas nos Invalidos da Patria. A “Prensa” explica o facto remontando-se ao tempo da dictadura de Rosas, lembrando um episodio em cujo desenrolar estiveram envolvidos inglezes e francezes. - Communicam de Bruxellas, que o rei Alberto acaba de condecorar o literato argentino Roberto Payser, correspondente do “LaNacion” na capital belga. Roberto Bayro é o traductor de diversas obras brasileiras, figura entre elllas “Esau e Jacob”, de Machado de Assis e “Chanaan”, de Graça Aranha.

Um caso de distração? -  A policia do 2º districto conseguiu prender a Manoel Azambuja, cumplice do esperto gatuno Olivio Olympio de Freitas, que furtará, conforme noticiámos ha dias, um par de sapatos dos proprios pés do sr. Gaspar Vieira da Silva. Manoel Azambuja confessou a sua co-participação no audacioso furto, sendo recolhido ao xadrez do segundo districto.

Embarque de Carvão - A chata “Jacy Paraná” levou para o Rio Grande 260 toneladas de carvão embarcadas pela Companhia Carbonifera Rio Grandense. Esse combustivel destina-se ao Lloyd Brasileiro.

Objectos perdidos - Ao sr. Oscar Cidade, entregamos um attestado de vida, pertencente á d. Maria da F.P. Pinto.

TELEGRAMMAS

O augmento das tarifas da Viação Ferrea e as suas consequencias

Carasinho, 18 - Foram suspensas as ordens de carregamento de caixas de cebolas, visto as novas tarifas não compportarem as despesas da producção, conforme passo a demonstrar: Um vagon com 1.300 caixas de cebolas, posto no Rio Grande, e vendido actualmente por 3:250$000, deduzindo o frete de 1:019$000, ficam, liquidos, 2:231$000. Pelas novas tarifas esse vagon passará a pagar o frete de 2:775$000 ou sejam, liquidos, 486$000, não dando para pagar as despesas do carreto, das serrarias á estação. A madeira das caixas são de terceira categoria.

Um caso escandaloso

S. Paulo, 18 - Hontem, ás 16 horas, houve grande escandalo no Triangulo, tendo numerosos populares invadido o Banco de Commercio e Industria. É o caso que duas senhoritas, por motivo do calor deliberaram passeiar com vestidos leves postos sobre a pelle, mostrando as formas. Alguns desocupados rodearam-nas, falando palavrões. Logo reuniu-se grande multidão, o que obrigou as passeantes a se refugiarem naquelle banco, de onde depois fugiram num automovel.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de fevereiro na história

1921 - Lançamento do jornal Folha da Noite. 
1954 - Nasce o jogador Sócrates.
1963 - Governo proíbe que empresas francesas pesquem lagostas no litoral brasileiro.
1986 - Morre o músico Francisco Mignone. 
1989 - O Bahia empata com o Internacional e é campeão brasileiro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895