Fascistas atacam sedes socialistas e Câmaras do Trabalho em toda Itália

Fascistas atacam sedes socialistas e Câmaras do Trabalho em toda Itália

Correio do Povo do dia 16 de abril de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Os fascistas provocavam tumultos por toda a Itália.

publicidade

A situação política na Itália - As proximas eleições geraes

Roma, 15 - Os fascistas atacaram e destruiram varias associações socialistas e Camaras do Trabalho. Um destacamento de fascistas vindo de Arezzo, destruiu a Camara do Trabalho de San Sepolcro, onde queimaram os retratos de Lenine e Trotsky, só respeitando os de Mazzini e Garibaldi. Nessa occasião, o mesmo grupo forçou o deputado socialista Mascagani a assignar um documento declarando-se pessoalmente responsavel por qualquer medida de represalia que os seus partidarios venham a tomar no futuro. Em Parma occorreram tambem scenas de violencia e o mesmo succedeu em outros pontos, sendo destruido o Club Socialista da primeira cidade. Em Rovigo os fascistas mataram o leader socialista Luigi Masin e, em consequencia disto, deram-se muitos tumultos em differentes logares. 

DIVERSAS

Pedido de aposentadoria - Ha dias noticiámos que, tendo o dr. Campos Velho solicitado aposentadoria do cargo de adjuncto do director da Directoria de Hygiene, o governo do Estado mandou submetel-o á inspecção de saude. Agora, acaba elle de ser inspeccionado por uma commissão de medicos, que o julgou incapaz para exercer as funções do cargo naquella repartição, devendo, por isso ser aposentado por estes dias. 

Um veterano do Paraguay - Noticiando, em nossa edição de hontem, o apparecimento nesta capital, em um completo estado de miseria, de um veterano de guerra do Paraguay, o sargento Julio Fernandes, lançado já ao olvido pelos dirigentes do paiz a quem devotadamente servira, appellámos para os sentimentos patrioticos das sociedades de Tiro n. 4 e 318. Este nosso appello não deixou de frutificar; recebeu de ambas aquellas sociedades o acolhimento que era de esperar. O Tiro de Guerra conseguiu junto aos seus associados uma quantia regular para garantir sua subsistencia. Considerando a urgencia do soccorro de que necessitava o veterano em questão, a commissão do Tiro de Guerra n. 318 procurou, então, o dr. Alvaro Nunes Pereira, presidente da Sociedade Humanitaria Padre Cacique. Este, attendendo ao justo pedido, que lhe era feito, entregou á commissão do Tiro n. 318, um cartão de ingresso no Asylo de Mendicidade Padre Cacique. Tal cartão se acha á disposição de Julio Fernandes, na redacção desta folha.

TELEGRAMMAS

Construcção de ponte

S. Francisco de Paula 15 - Seguirá, amanhã, para districto o encarregado das obras publicas do municipio sr. Angelo Geibert, que vae ultimar a construcção de uma ponte sobre o Faxinal. A população total deste municipio é computada em 20.086 habitantes. 

Banquete ao dr. Assis Brasil 

São Paulo, 15 - Realizou-se o banquete promovido pelo Automovel Club em honra ao dr. Assis Brasil, comparecendo grande numero de amigos e admiradores do illustre riograndense. 

Um macrobio - Fallece aos 102 annos e deixa duzentos descendentes

São Paulo, 15 - Falleceu, hontem, em Ibiapabá, o major Alves de Carvalho. Contava elle 102 annos de idade e deixa 200 descentes directos e dous filhos menores. O major Carvalho montava diariamente a cavallo, dormia e comia como moço. Era bom palestrador e amigo de caçadas.

A reorganisação do exercito polaco 

Paris, 15 - Chegou a esta capital o general Niessel, chefe da missão franceza que se acha em Varsovia. Disse estar satisfeito com o progresso da reorganição do exercito polaco. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de abril na história

1828 - Morre o pintor espanhol Francisco Goya.
1914 - Nasce o compositor Lupicínio Rodrigues. 
1961 - Fidel Castro funda o Partido Comunista de Cuba.
1985 - África do Sul abole lei que proibia casamento entre negros e brancos. 
1986 - O Congresso aprova o Plano Cruzado. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895