França e Grã-Bretanha assinam compromisso de defesa mútua

França e Grã-Bretanha assinam compromisso de defesa mútua

Correio do Povo do dia 11 de janeiro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Chegada de representantes dos países na conferência de Cannes.

publicidade

A conferencia de Cannes 

Cannes, 10 - Diz-se que estão adeantadas as negociações entre os srs. Briand e Lloyd George com o fim de se conseguir um accordo que garanta o “status quo” europeu, com o compromisso de defeza mutua entre a Grã-Bretanha e a França, contra qualquer aggressão provinda da Allemanha. Neste caso, as duas potencias darão uma á outra todo o auxilio militar, moral e aereo, num caso de provocação extrangeira. Acredita-se que a Belgica será convidada a fazer parte desse accordo militar, devido á sua solidariedade á França, e que a Italia, mais tarde, também será chamada a tomar parte no mesmo accordo, que servirá de base para um tratado entre as potencias européas.

DIVERSAS

Exposição do Centenario - Ante-hontem, os drs. José Montaury e Julio Azambuja, respectivamente intendente municipal e delegado da commissão organisadora da Exposição do Centenario percorreram as ilhas fronteiras em propaganda desse certamen. Além de outros estabelecimentos, visitaram elles a fabrica de vidros, os estaleiros Mabilde e Alcaraz e a granja do sr. Eugenio du Pesquier. Em cada um dos estabelecimentos visitados foram elles recebidos carinhosamente, promettendo todos concorrer ao certamen do nosso centenario. A firma commercial da cidade de Pelotas, srs. Bojunga & C. solicitou espaço na futura Exposição do Centenario do Brasil, a realizar-se no Rio, em setembro proximo, para expôr apparelhos orthopedicos e outros de sua acreditada fabricação. 

Choque de bondes - Hontem, ás 22,15 horas, achava-se estacionado um bonde letra G, emfrente dos escriptorios da Companhia Força e Luz, á praça Senador Florencio, quando pela impericia do motorneiro de um bonde da linha Navegantes, que seguia o primeiro, chocou-se com este. Além do susto que soffreram as familias que viajavam em ambos os carros, não se registrou nada de importante, sinão a damnificação de um fóco de luz do comboio do bonde G, da Companhia Força e Luz.

TELEGRAMMAS

O abuso dos guiadores de automovel 

Caxias, 10 - Ha dias foram registrados 3 desastres, sendo um de consequencias serias e que ia custando a vida de 4 moços do nosso meio social, sendo que uma das victimas ainda se acha aos cuidados medicos. Ainda hontem, um automovel de propriedade de estimavel cavalheiro aqui residente, procurando desviar-se de um colomno que vinha em sentido contrario pela esquerda, e do sr. Maximo Sartori, pela direita, victimou um cão de estimação, tal a velocidade em que vinha. O facto occorreu á avenida Julio de Castilhos. O abuso dos autos, nesta cidade, chegou a tal ponto que qualquer pessoa se arvora em chauffeur.

Caçadores atacados por lobos famintos 

Roma, 10 - Um despacho de Reggio Calabria diz que um grupo de mais de 500 lobos esfomeados atacou a tres caçadores. Acrescenta o despacho que os lobos mataram a um dos caçadores - o professor escolar Leonardo Trucci - porém que seus dois companheiros conseguiram escapar.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de janeiro na história

1911 - Peste negra atinge a China. 
1946 - Proclamada a República da Albânia. 
1972 - Caetano Veloso retorna do exílio.
1985 - Inicia o Rock in Rio Festival.
1999 - Morre o jornalista e ex-senador João Calmon.
2001 - Incêndio na gravação do Xuxa Park fere 26.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895