General Cândido Rondon chega a Jaguarão

General Cândido Rondon chega a Jaguarão

Correio do Povo do dia 11 de abril de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O general Cândido Rondon em visita ao Rio Grande do Sul.

publicidade

General Rondon

Jaguarão, 9 - Chegou hontem, ás 18 horas a esta cidade, o general Candido Rondon, que foi esperado, a uma legua de distancia, pelo coronel Claudino Nunes Pereira, intendente provisorio deste municipio; senador Carlos Barbosa e numerosas outras pessoas de destaque social, inclusive o coronel Flodualdo Cunha Martins, commandante do 9º regimento e officialidade, occupando 40 automoveis. O general Rondon foi conduzido á Intendencia Municipal, onde o coronel Claudino lhe offereceu uma taça de champagne, saudando-o. O general agradeceu e disse que de Jaguarão saudava o Rio Grande do Sul. O general Randon declarou que o quartel do 9º regimento soffrerá modificações em breve.

DIVERSAS

Peste bubonica - Um novo caso fatal de peste bubonica acaba de se registrar nesta capital, tendo elle occorrido á rua Barão do Triumpho n. 7-A.

Associação Rio Grandense de Guarda-Livros - Realisou-se, domingo, nos salões do Club Caixeiral, a sessão de assembléa geral que fôra convocado para ser lido o projecto de estatutos desta sociedade.

Prohibição de transito numa estrada de rodagem - Fazendeiros de S. Borja queixam-se contra a medida de ter sido prohibida, pelo campo nacional de S. Gabrielsinho, naquelle municipio, a passagem de gado pela estrada de rodagem ali existente.

A Exposição do Centenario - Hontem, na Intendencia Municipal, realisou-se mais uma reunião da commissão executiva, neste Estado, da Exposição do Centenario, achando-se presentes os drs. José Montaury, intendente, Hercilio Domingues e outros. O dr. Hercilio deu conhecimento aos presentes dos pedidos de inscripção, recebidos quer daqui, quer do interior do Estado. Ficou combinado recommendar-se aos intendentes que os expositores enviem os seus boletins antes do dia 30 do corrente, que é quando termina o praso para recebel-os. O coronel João Simões Lopes, delegado do Ministerio da Agricultura, foi designado para tratar da representação do RS na 4ª Exposição Nacional de Gado, no RJ.

TELEGRAMMAS

Viagem de inspecção ás linhas ferreas

Ijuhy, 9 - Chegou, hoje, a esta villa o dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea, que anda em inspecção ás linhas. O dr. Pestana terá curta demora aqui. Foi installada junto á estação da estrada de ferro uma dependencia onde os passageiros encontrarão café, doces, bebidas e cigarros.

Installou-se a conferencia de Genova 

Roma, 9 - O papa Pio XI enviou aos conferencistas de Genova a seguinte mensagem: “Ao inaugurar-se a Conferencia para a qual se voltam todas as esperanças dos povos, e como expressamente na terra do Deus de paz e amor, o Papa deseja e espera que os delegados das potencias considerem as tristes condições de todos os povos, não só com animo sereno, mas ainda dispostos a alguns sacrificios no altar do bem comum, o que seria a condição primordial para encontrar um remedio efficaz e dar o primeiro passo para a pacificação universal tão ardentemente por todos desejada. O Papa exhorta pelo exito da Conferencia.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de abril na história

1919 - Criação da Organização Internacional do Trabalho. 
1923 - Fundação da escola de samba Portela. 
1935 - Luiz Carlos Prestes chega ao Brasil, acompanhado de Olga Benário, usando passaportes falsos.
1961 - Adolf Eichman, carrasco nazista, é condenado à morte. 
1979 - Fim da ditadura de Idi Amin Dada, na Uganda.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895