Governo compra vinte novos trens para a Viação Férrea

Governo compra vinte novos trens para a Viação Férrea

Correio do Povo do dia 23 de janeiro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

O governo do Estado adquiriu novas locomotivas para a Viação Férrea.

publicidade

Material para a Viação Ferrea

Como se sabe, o governo do Estado contratou com a firma Basto Carvalho & C., desta praça, o fornecimento para a viação ferrea de vinte locomotivas typo “Mikado”, da American Locomotive Sales Corporation”, de New York, havendo aquella firma se reservado o direito de transferir para esta o respectivo contrato. Nessas condições, o sr. Archie H. Dick, procurador e agente no Brasil, Argentina, Chile e Uruguay, daquella fabrica norte-americana, tendo de ir ás Republicas do Chile e Argentina, veiu a esta capital para effectuar a citada transferencia do contrato, assignando-o como representante da “American Locomotive Sales Corporation”. O sr. Dick esteve, hontem, na Secretaria das Obras Publicas onde apresentou os poderes que o habilitam para o mencionado fim, e deve seguir viagem terça-feira proxima, depois da transferencia do contrato.

DIVERSAS

Raid aereo Rio-Buenos Aires - De Livramento chegou, hontem, a gazolina, destinada a abastecer o biplano “Sva”, com o qual o aviador argentino Hearne fará o “raid” Rio-Buenos Aires. A gazolina recebida attinge a 20 caixas. Hontem mesmo, após a chegada do combustivel, o tenente Salina Gomes deu disso sciencia ao aviador Hearne. Este, apenas aguardava a chegada da gazolina aqui afim de logo dar inicio ao “raid”. Caso o tempo permitta hoje ou amanhã, Hearne dará inicio á sua prova partindo do campo dos Affonsos. Segundo a hora que chegar, no mesmo dia pretende proseguir para Buenos Aires. O tenente Salina Gomez já escolheu o local para a aterrissage do Sva, o qual será o campo do Gravatahy. Nesse local haverá um signal, afim de orientar o aviador Hearne.

Viagem de automovel - Como se sabe, o sr. J. Figueiras, agente nesta capital dos automoveis Dodge, guiando numa “baratinha’, dessa marca está realisando um raid daqui a Montevidéo, ida e volta. Em telegramma que nos dirigiu aquelle sportsman acaba de chegar á cidade de Livramento.

TELEGRAMMAS

Construcção de um novo theatro

Pelotas, 22 - A empresa proprietaria do ideal Concerto cogita transformar este antigo cinema num confortavel theatro. O edificio será de cimento armado, já tendo a respectiva planta sido encommendada ao archeteto Jesus Corona.

Attentado bolchevista

Paris, 22 - O “Times’ noticia, por informações de fonte polaca, que bolchevistas desfecharam tiros de revólver contra o sr. Holubovitch, primeiro ministro da Ukrania.

A questão das reparações

Londres, 21 - Annuncia-se de fonte autorizada que tudo indica que a Allemanha compreende a necessidade de aceitar, sem demora, as propostas razoaveis dos alliados concernentes ao pagamento das cinco primeiras annuidades da indemnização que lhe foi imposta de accordo com o tratado de paz de Versailles.

Congresso socialista de Livorno

Livorno, 21 - Iniciaram hoje a votação das resoluções do Congresso.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de janeiro na história

1868 - A Companhia Paulistana de Estradas de Ferro é fundada por produtores de café. 
1919 - Golpe militar pós-monárquico em Portugal. 
1941 - Nasce o escritor João Ubaldo Ribeiro.
1989 - Morre Salvador Dali, pintor expoente do surrealismo.
1992 - Jorge Bornhausen é nomeado na chefia da Casa Civil de Collor.

O dia 24 de janeiro na história

1890 - Casamento civil torna-se obrigatório.
1932 - Os jesuítas são expulsos da Espanha e têm bens confiscados. 
1963 - Toma posse o novo ministério presidencialista. 
1965 - Morre o estadista Winston Churchil. 
1984 - Mário Andreazza lança candidatura à presidência. 
1991 - Morre o banqueiro Amador Aguiar. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895