Governo do Estado inaugura estrada de ferro entre Conceição do Arroio e Palmares

Governo do Estado inaugura estrada de ferro entre Conceição do Arroio e Palmares

Correio do Povo do dia 30 de dezembro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Linha de trem que fazia a ligação entre Palmares e Osório.

publicidade

Trafego mutuo 

O governo do Estado inaugurou a estrada de ferro entre Conceição do Arroio e Palmares, que tem uma extensão de 50 kilometros. Agora, entre o governo do Estado e a firma Dreher, Silveira e Moogen, que explora a navegação entre esta capital e Palmares, acaba de ser estabelecido um trafego mutuo, cujo convenio foi, hontem, assignado na Secretaria das Obras Publicas. A firma Dreher, Silveira e Moogen, que explora a navegação entre Porto Alegre e Palmares, possue para este serviço o vapor “Camaquam” que pode transportar facilmente até 100 passageiros. Daqui parte elle ás 4 horas da manhã, ás quintas-feiras e de Palmares regressa, ás 10 horas ás segundas-feiras.

DIVERSAS

Vapor Porto Alegre - Os proprietarios do vapor “Porto Alegre” que viaja entre esta capital e Santo Amaro, attendendo o pedido da tripulação, o vapor deixará de effectuar viagem domingo, 1º do anno novo. Terça-feira, como de costume, recomeçarão as habituaes viagens, ás 6 1/2 horas da manhã.

O commercio yankee-allemão - Em Berlim, todas as firmas commerciaes norte-americanas restabeleceram immediatamente, após a assignatura do tratado de paz, as suas relações com o commercio allemão. No mesmo dia se fizeram grandes negocios e foram reformados varios contratos entre casas allemãs e americanas. Até que sejam nomeados os novos funcionarios norte-americanos o serviço consular para os Estados Unidos continuará a cargo dos Consules hespanhoes. Foram tambem iniciadas negociações de emprestimos nas praças norte-americanas e assignados varios contratos vultuosos para o intercambio de materias primas e artigos de manufacturados dos dous paizes. 

Os premios pela plantação de eucalyptos - O regulamento que baixou com o decreto n. 12.897, de 6 de março de 1918, estabelecendo medidas no intuito de intensificar a cultura de essencias florestaes e bem assim corrigir a devastação das florestas nacionaes e obter combustivel e madeira, incentivou a cultura do eucalypto.

TELEGRAMMAS

Melhoramentos municipaes

Bagé, 29 - Foram iniciados hoje os trabalhos de embellesamento da praça Rio Branco, dos quaes consta a intallação de luz electrica. 

Centro de Cultura dos Professores Paulistas 

S. Paulo, 29 - Os professores publicos daqui reunem-se sabbado, ás 14 horas, no Jardim da infancia, para tratar da fundação do Centro de Cultura dos Professores Paulistas, o qual realizará conferencias pedagogicas e saraus litterarios e musicaes. 

A Allemanha e os alliados 

Berlim, 29 - O governo allemão continua a occupar-se dos pagmentos que tem de effectuar aos alliados em janeiro e fevereiro. 

A proxima conferencia de Cannes - O embaixador americano e o ministro das Finanças já partiram para Londres

Londres, 28 - O embaixador americano sr. Harvey partiu hoje para Cannes pela manhã, afim de tomar parte na reunião do Supremo Conselho a realizar-se em 4 de janeiro proximo. O mesmo destino seguiu O sr. Robert Horne, ministro das Finanças. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de dezembro na história

1905 - Inauguração do Banco do Brasil.
1922 - Criação da URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
1930 - Gravação da música de Noel Rosa “Com que Roupa”.
1968 - Cassação dos direitos políticos por 10 anos, de Carlos Lacerda, jornalista e político carioca.
1993 - Vaticano estabelece relações com Israel. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895