Governo dos Estados Unidos intervém no conflito entre Chile e Peru

Governo dos Estados Unidos intervém no conflito entre Chile e Peru

Correio do Povo do dia 20 de janeiro de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Tratado de Ancón encerrou a Guerra do Pacífico.

publicidade

O conflicto entre o Chile e o Peru

Washington, 19 - O Departamento de Estado acaba de annunciar que o governo dos Estados Unidos resolveu intervir na controversia entre O Chile e o Peru a respeito da execução do tratado de Ancon, tendo convidado ambos aquelles paizes a enviarem os seus plenipotenciarios a Washington para uma conferencia. Os convites foram remettidos em nome do presidente Harding, aos ministros das Relações Exteriores, chileno e peruano, ha varios dias. Diz-se que, no caso em que os representantes das duas partes não puderem chegar a um accordo definitivo para a solução da questão de Tacna e Arica, serão dados os necessarios passos para o arbitramento.

DIVERSAS

Ponte em máo estado - Pessôas que se acham veraneando no arrabalde da Tristeza pedem-nos para solicitarmos providencias a quem de direito afim de que seja concertada a ponte sita á rua da Republica. Essa ponte está ameaçando ruina o que constitue até um serio perigo para os vehiculos e transeuntes. A citada via publica é hoje um dos principaes pontos de mais movimento de vehiculos, pois por ali circulam os automoveis dos veranistas da Tristeza. 

Construcções novas - As construcções que se têm feito, as que estão fazendo e as varias que se projectam mostram o desenvolvimento e o progresso de S. Leopoldo. Sabe-se que o sr. Arlindo Ferraz, fornecêdor o 8º batalhão de caçadores, ali aquartelado, pretende construir diversas casas de moradia nas immediações do quartel em construcção, junto ás terras do qual, comprou, na parte norte, sufficiente extensão superficial. Ao dr. Alberto Chaves comprou tambem o sr. Ferraz, um chacara para o mesmo fim, constando-nos mais que por toda primavera futura, serão iniciadas as obras constructivas. 

Trem atrazado - Por haver descarriilado, ás 10 horas, no trecho entre as estações S. Salvador e Linha Bonita, verificou-se hontem, um atrazo no trem da linha Caxias. O trem deveria ter chegado as 15, chegou ás 23.

TELEGRAMMAS

Os despojos de Estacio de Sá

Rio, 19 - Realisa-se amanhã, feriado municipal, a cerimonia da trasladação das cinzas de Estacio de Sá, da egreja de S. Sebastião, no Morro do Castello, para o novo mosteiro dos Capuchinhos, na rua Conde do Bom Fim. A cerimonia terá inicio ás 6 horas, com uma missa campal rezada no alto do Castello. A urna com as cinzas do fundador da cidade do Rio de Janeiro será conduzida em uma carreta militar. Terminada a cerimônia, descerão em procissão pela colina as peciosas reliquias, vindo incorporar-se ao cortejo civico-religioso, já então formado na Avenida Rio Branco. Na praça 15 de Novembro uma bateria da artilharia salvará com 19 tiros, quando a carreta atingir a esquina da Ladeira do Castello e rua S. José. 

A excursão do dr. Hercilio Luz pelo norte do Estado

Florianopolis, 19 - O dr. Hercilio Luz continua a sua excursão pelas cidades do norte do Estado, tendo recebido imponente manifetações de apreço. Hontem, em São Bento, foi lhe offerecido um banquete de 100 talheres.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de janeiro na história

1937 - Franklin Roosevelt toma posse para segundo mandato. 
1941 - Criação da FAB e do Ministério da Aeronáutica.
1951 - Inauguração da TV Tupi no Rio de Janeiro.
1971 - Rubens Paiva, deputado cassado, é preso no RJ e desaparece. 
1983 - Morre o jogador Garrincha. 
1993 - Bill Clinton assume a presidência dos Estados Unidos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895