Grande Hotel Schmidt

Grande Hotel Schmidt

Correio do Povo do dia 8 de junho de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O Grande Hotel Schmidt passou a contar com 25 quartos mobiliados

publicidade

Grande Hotel Schmidt
Já se acham totalmente concluidas as obras de reconstrucção do Grande Hotel Schmidt que, como é do dominio publico, fôra completamente destruido por occasião das lamentaveis occorencias de 16 de abril de 1917. Ao lado do predio que se destina ao funccionamento daquelle estabelecimento, os srs. Schmidt Irmãos, firma sob a qual o mesmo girará, fizeram construir, afim de alugal-os, dous espaçosos armazens. A parte do edificio destinada ao hotel, por sua vez, foi toda reconstruida de novo apresentando um bello aspecto. Os quartos, alem de convenientemente arejados, são dotados de luxuoso mobiliario, tendo sido installada em todos elles agua corrente. A cosinha, ao que nos informaram, será dirigida por um verdadeiro profissional de arte culinaria. Os srs. Frederico e Paulo Schmidt, proprietarios do Grande Hotel Schmidt, estão dispostos a tudo fazer para dotar a nossa capital de um estabelecimento modelo daquelle genero, pretendendo effectuar a reabertura no proximo dia 15 do corrente. 

DIVERSAS

Chefia do partido republicano - Sabemos que, após uma série de conferencias que o coronel Antenor Amorim teve com o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, s. ex. investiu-o no cargo de chefe do partido republicano local, vago com a morte do coronel Marcos Alencastro de Andrade.

Linha de Buenos Aires - O “Borborema”, vapor da frota do Lloyd Brasileiro, em viagem do norte para este Estado, vae ser empregado no serviço de cargas entre o porto desta capital e o de Buenos Aires. Dessa linha aproveitarão as praças de Pelotas, Rio Grande e Montevidéo, onde o “Borborema” escalará.

Os flagellados da Europa Central e a emmigração allemã - Os padres allemães Frederico Kucip e Agostinho Sommer, representantes da importante instituição de caridade do paiz denominada “Caritas-Verband”, e que ha dias se acham nesta capital, seguirão na proxima quinta-feira, o primeiro para Santa Cruz e o segundo para Lageado, com o fim de percorrer as colonias allemãs, angariando donativos em favor das populações flagelladas da Europa Central. Durante a sua excursão esses sacerdotes irão, igualmente, anotando as suas impressões, no intuito de apresentarem ás associações protectoras de immigrantes da Allemanha, um relatório sobre as condições economicas do nosso Estado. 

TELEGRAMMAS

Nova ponte

D. Pedrito, 6 - Foi entregue ao transito publico a ponte sobre o banhado dos Anastacios, mandada reconstruir pela actual administração, que tem procurado attender, dentro do orçamento, ás reclamações justas do publico. 

Á memoria dos que morreram na Guerra

Roma, 6 - Realisou-se, hontem, á tarde, a inauguração do monumento á memoria de 300 professores e estudantes mortos na guerra. Assistiram a essa cerimonia o soberano, o principe herdeiro e muitas notabilidades. Discursou o reitor da Universidade, que foi calorosamente applaudido por milhares de estudantes e de outras pessoas. 

Os successos da Alta Silesia

Oppeln, 7 - Os allemães proseguem na sua offensiva em direcção a Gleiwitz, e progrediram ao sul e a léste, levando de vencida os polacos, na linha de Almekossel-Almehomes. A commissão inter-alliada resolveu que os francezes e inglezes occupariam Wilchowitz, Kieper, afim de tornar mais extensa a linha de barragem já estabelecida.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 8 de junho na história
1948 - Criação da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
1950 - Nascimento da atriz Sônia Braga. 
1970 - Os militares derrubam o presidente da Argentina Juan Ongania. 
1972 - Bomba de Napalm atinge crianças no Vietnã.
1978 - O presidente Ernesto Geisel suspende a censura prévia à imprensa.
1997 - O tenista Gustavo Kuerten, o Guga, é campeão de Roland Garros.

 

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895