Greve dos mineiros afeta abastecimento de carvão na Inglaterra

Greve dos mineiros afeta abastecimento de carvão na Inglaterra

Correio do Povo do dia 3 de abril de 1921, noticiava:

Renato Bohusch

Greve dos mineiros prejudicou o abastecimento de carvão na Inglaterra.

publicidade

A questão do carvão - A gréve dos mineiros da Inglaterra

Londres, 2 - O publico continua a encarar a crise do carvão com muita calma, e por isso não tem havido corrida aos depositos de carvão, por parte daquele para prover-se desse combustivel. Entretanto foram adaptadas de forma preventivas, como por exemplo a regulamentação do fornecimento de carvão para o consumo domestico, embora haja carvão em deposito fóra das minas sufficiente para satisfazer as necessidades industriaes e domesticas durante algumas semanas. Afim de economizar carvão, as viagens de trens de passageiros serão reduzidas de 25% a partir do dia 6 do corrente. Não obstante o governo ter adoptado medidas preventivas, resta ainda a esperança de que até lá poderá encontrar-se uma formula conciliatoria que ponha termo as difficuldades presentes. Entretanto, essa esperança de accôrdo é diminuida pela atitude dos ferro--viarios e dos trabalhadores.

DIVERSAS

Sorteios de automoveis - No ultimo sorteio ordinario realisado pela firma Barcellos & C., desta praça, coube um automovel Ford Double Pantheon ao dr. Manoel de Sá Palmeiro, matriculado sob n. 46. No sorteio extraordinario de um automovel Packard, tambem realisado pela mesma firma a 22 de março findo, foi contemplado o sr. Antonio Tonca Duarte, negociante em Pelotas, e que era possuidor da cautela de ns. 9019 a 9021. Estes dois vehiculos já foram entregues aos sorteados, tendo recebido o automovel Packard, pertencente ao sr. Antonio Tonca Duarte, o seu procurador nesta cidade o dr. Jahir Braga Sgrillo.

Companhia Sul Ford -A Companhia Sul Ford, representante neste Estado dos tratores Fordson, assignou a 1º de janeiro de 1919, com os respectivos fabricantes dessas machinas, srs. Henry Ford Sons, o contrato de representação para a venda das mesmas no Rio Grande do Sul. As vendas começaram a ser feitas em junho daquelle anno e meio, a referida companhia vendido 92 tractores que se acham em uso nas lavouras rio-grandenses.

TELEGRAMMAS

Serviço telephonico

Taquary, 2 - Conforme declaração feita pelo gerente da Companhia Telephonnica Rio-grandense, até o fim do corrente mez será ligado á sede deste municipio e povoado de Arroio Grande, 3º districto. Não obstante uma clausula do contrato firmado, em 31 de dezembro de 1917, entre essa companhia e a municipalidade cogita aquella de levantar os preços das assignaturas. O Taquaryense, que aqui se publica, em sua edição de hoje, combate a idéa de elevação de preços, o que concorre para o retardamento por parte da companhia, do cumprimento da clausula referente a construcção da mesma linha, a qual muito convem aos interesses do municipio.

Festival da Associação das Damas de Caridade

Caxias, 2 - A Associação das Damas de Caridade promove uma exposição de trabalhos manuaes, revertendo o producto da festa em beneficio do hospital de Caridade.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de abril na história

1915 - Após 54 dias de resistência, cai Santa Maria, SC, o maior reduto dos rebeldes na Guerra do Contestado.
1962 - A Argélia conquista a independência.
1972 - Criação do Parque da Serra da Canastra.
1978 - O general João Figueiredo filia-se à Arena.
1990 - Morre a cantora norte-americana Sara Vaughan.

O dia 4 de abril na história

1914 - Nasce a escritora Marguerite Duras.
1917 - O presidente dos EUA, Thomas Wilson, declara guerra ao império alemão. 
1958 - Nasce o cantor Cazuza.
1968 - Assassinato do líder negro Martin Luther King.
1968 - Morre o fundador dos Diários Associados, Assis Chateaubriand.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895