Hermes da Fonseca, primeiro presidente da República gaúcho

Hermes da Fonseca, primeiro presidente da República gaúcho

Correio do Povo do dia 6 de novembro de 1920, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, primeiro presidente gaúcho da República.

publicidade

O regresso do Marechal Hermes 

Rio, 4 - Depois de cerca de seis annos de ausencia, regressou da Europa, a bordo do transatlantico hollandez Limburgia, o marechal Hermes da Fonseca, ex-presidente da Republica. Desde cedo, elevado numero de pessôas aguardava a chegada do Limburgia. Esta estava annunciada para as 8 horas, mas aquelle vapor sómente atracou ao cáes ás 9 horas. Ao approximar-se o navio, prorromperam muitas acclamações ao ex-chefe de Estado. Essas tiveram maior calor ao chegar a amurada do navio o marechal Hermes, que, de chapéo na mão, agradecia a manifestação. A bordo do Limburgia, s. ex. foi saudado pelo sr. Agenor de Roure e pelo coronel Hastinphilo de Moura, respectivamente, chefes das casas civil e militar da presidencia da Republica, representando o chefe do Estado; drs. Simões Lopes e Pandiá Calogeras, ministros da Agricultura e da Guerra entre outros. Ao descer para o cáes, o marechal Hermes da Fonseca foi alvo de acclamações pela multidão que ali aguardava o seu desembarque.

DIVERSAS

Herma Gomes Jardim - Realizar-se-á, na povoação das Pedras Brancas, como temos noticiado, a inauguração da herma que a municipalidade mandou ali construir e que perpetuará a memoria do general José Gomes de Vasconcellos Jardim. A commissão directora das festas, que então se realizarão e que promettem revestir-se de brilhantismo, compõe-se dos srs.: Serafim F. Alves da Silva, presidente; Alfredo Desiderio de Souza, secretário; Luiz Gonzaga Martins, thesoureiro; Manoel da Silva Paiva, Oscar Francisco Alves da Silva e Sezefredo Boeira de Paiva, directores. Do cáes da Praça Senador Florencio zarpará, hoje, pela manhã o vapor Montenegro, que transportará para a povoação das Pedras Brancas as autoridades e demais convidados. Haverá dois discursos, sendo um do nosso collega dr. Lindolpho Collor, pela Intendencia Municipal, e outro pelo dr. Plinio Casado que falará em nome da população das Pedras Brancas. Após a inauguração da herma, que foi collocada na praça Gomes Jardim, haverá varios festejos.

Viagem do commandante da Região - De sua viagem em visita á varias guarnições do interior do Estado, regressou, hontem, o general Antonio Ilha Moreira, commandante da 3ª Região militar acompanhado de seu ajudante de ordens, 1º tenente Pompilio da Rocha Moreira. Partindo dessa capital, o general Ilha Moreira dirigiu-se para Bagé, onde foi fixar o terreno em que deverá ser construido o quartel da 3ª brigada de cavallaria, com séde ali.

TELEGRAMMAS

Exportação de vinho

Caxias, 5 - Os fabricantes de vinhos J. P. Moraes & C. , que até aqui só exportavam em barris, acabam de iniciar a exportação com engarrafamentos de excellentes typos de vinhos: Os tintos de Caxias, e o vinho branco do Rheno e Barbera.

A emigração italiana para o Brasil

Rio, 4 - Foi enviada ao ministerio da agricultura pelo do Exterior copia de um projecto de tratado de trabalho da emigração, proposto pelo governo da Italia e remettido ao nosso embaixador naquelle paiz. Acompanha a citada copia o parecer da Directoria Geral dos Negocios Commerciaes e Consulares da Secretaria das Relações Exteriores. O sr. Azevedo Marques pede ao ministro da Agricultura o parecer deste sobre o importante assumpto, afim de responder ao nosso embaixador. O parecer da Directoria dos Negocios Commerciaes e Consulares conclue pela nenhuma vantagem na aceitação do tratado pelo governo italiano, visto como si algum tratado for assignado pelo nosso governo nesse sentido, deverá elle dar tambem garantias ao governo brasileiro e não somente aos colonos de qualquer procedencia, tal como acontece com o projecto em questão.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de novembro na história

1817 - Casamento de D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal) com a imperatriz Leopoldina.
1836 - Bento Gonçalves é aclamado presidente da República Farroupilha.
1913 - Gandhi é preso enquanto liderava uma marcha de mineiros indianos que trabalhavam na África do Sul.
1917 - Russia: Exército Vermelho, de Trotsky, derruba o governo provisório.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895