Hospitais de Moscou recebem novos 30 mil leitos para o tratamento de doentes

Hospitais de Moscou recebem novos 30 mil leitos para o tratamento de doentes

Correio do Povo do dia 9 de dezembro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

As doenças ocasionadas pela fome estavam lotando os hospitais russos.

publicidade

A situação da Russia: alem da fome e do cholera, o typho

Moscou, 8 - Os hospitaes desta cidade foram providos de mais de 30.000 novos leitos para receber doentes de typho. O numero de casos fataes está augregião de Astrakan estão grassando o typho, a variola, o mentando nos districtos flagellados devido á fraqueza provocada pela fome. Na cholera e a peste negra, com muitos casos fataes. 

Riga, 8 - O commissario do povo para os negocios extrangeiros da Russia, sr Tchitcherine, enviou uma nota energica ao governo finlandes, exigindo immediata dissolução de todas as organisações de insurrectos polacos no territorio da Finlandia e cessão de qualquer auxilio financeiro militar aos amotinados.

DIVERSAS

Viação Ferrea - Ante-hontem teve inicio a substituição dos trilhos da grande recta do Jacuhy, onde se acha uma turma de cem operarios. A substituição de trilhos será feita até a cidade de Santa Maria. O peso dos trilhos é de 32 kilos por metro corrente. A Compagnie Auxiliaire havia feito a troca de trilhos da estação de Ligação até proximo a recta do Jacuhy, e da cidade de Santa Maria á estação de Canabarro, tendo parado esse serviço pela desorientação das directorias que se succedi a todos os annos. Agora, o governo do Estado iniciou esse serviço justamente em um dos trechos de grande movimento de trens e que de facto requeria esse melhoramento. O dr. Fredérico Dahne, chefe da Linha, dispoz o serviço de maneira a ser executado com a maior presteza sem perigo para a circulação dos trens. Com a substituição dos trilhos serão feitas tambem algumas correcções nos raios das curvas, augmentando estes, tornando assim as condições technicas do traçado sensivelmente melhoradas. Já se acha funccionando em Santa Maria o portão automatico que a Viação mandou construir para segurança dos vehiculos que transitam pela rua Sete de Setembro. O grande portão é accionado por um guarda que se acha collocado em uma casinha a uma certa altura de onde divisa todo o movimento da rua.

TELEGRAMMAS

Foi fundada a Colonia Cooperativa de Pescadores D. Feliciano Prates

Torres, 8 - Acaba de ser fundada a Colonia Cooperativa de Pescadores D. Feliciano Prates, composta de 74 pescadores, sendo eleita a seguinte directoria: presidente e capataz José Gonçalves; secretario José Rodrigues da Silva Filho, thesoureiro , Jovelino Martins de Souza. O acto teve enorme concorrencia, sendo abrilhantado por uma banda de musica, reinando sempre grande enthusiasmo. O commandante Villar e o tenente Magno falaram explicando o fim altamente patriotico da defesa da costa do Brasil sendo muito applaudidos. Ás 13 horas os nacionalisadores da pesca seguiram, em automovel, para Tramandahy. 

A mudança da Capital Federal para o planalto de Goyaz 

Rio, 8 - Os deputados Rodrigues Machado e Americano do Brasil apresentaram á Camara um projecto propondo que o governo lance a 7 de setembro de 1922 a pedra fundamental da Capital Federal no planalto do Estado de Goyaz. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de dezembro na história

1916 - Nasce o ator Kirk Douglas. 
1917 - Soldados britânicos ocupam Jerusalém.
1949 - Governo nacionalista da China instala-se na Ilha de Formosa. 
1977 - Morre a escritora Clarice Lispector.
1990 - O líder sindical Lech Walesa é eleito presidente da Polônia.
1991 - União Monetária da Europa é criada no Tratado de Maastrich.   


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895