Imprensa inglesa pressiona para país ser firme em negociação com Alemanha sobre reparos de guerra

Imprensa inglesa pressiona para país ser firme em negociação com Alemanha sobre reparos de guerra

Correio do Povo do dia 1º de março de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Parte da produção da Alemanha foi exigida nas reparações aos aliados.

publicidade

A conferência de Londres

Londres, 27 - Os jornaes londrinos fazem um appello ao governo para se manter firme perante a Allemanha. O “Morning Post” diz que os annaes da França e da Grã-Bretanha registrarão a semana proxima em letras de ouro. Si os inglezes perdessem a energia - accrescenta - os francezes seriam capazes de decidir a questão por si sós, obrigando a Allemanha a ouvir a voz da razão. Por sua vez, o “Times”, referindo-se aos trabalhos da conferencia diz ser indubitavelmente que a Allemanha resistirá ás deliberações dos alliados sobre as reparações. Accrescenta o referido jornal que para a solução da questão é indispensavel a união da França e da Inglaterra.

Berlim, 28 - O Gabinete approvou as contra-propostas que a delegação allemã apresentará á conferência de Londres.

DIVERSAS

Nova linha de navegação - O sr. Gado Gappaglia, residente em Buenos Aires e possuidor de alguns vapores, pretende estabelecer uma linha de navegação entre aquella cidade platina e esta capital, para o transporte de cargas. Atracou, ante-hontem, a este porto, em viagem de experiencia, o vapor “Quinto”, pertencente áquelle industrial, e que trouxe para a firma F. Bento e Cia. 5.000 sacos de farinha de trigo. É este o primeiro carregamento de farinha que aqui chega após a prohibição de sua expportação pelo governo argentino. O sr. Gado Gappaglia é proprietario, como acima dissemos, de varios vapores, dentre os quaes os denominados “Terceiro” e “Quarto”, e que serão empregados na nova linha de navegação.

Abastecimento d’agua do Rio Grande - O governo do Estado, em decreto datado de hontem, approvou as clausulas do contracto a celebrar-se entre a Intendencia Municipal do Rio Grande e a Secretaria da Fazenda, “ad referendum” da Assembléa dos Representantes, para mais um emprestimo de mil contos para as obras complementares de abastecimento d’agua da cidade.

Guerra do Paraguay - Faz hoje 51 annos que com a derrota e morte de Francisco Solano Lopes, terminou a guerra do Paraguay, na qual se cobriram de gloria as armas brasileiras.

Escriptorios da Viação Ferrea - Consta aos jornaes de Santa Maria que o escriptorio da diretcoria da Viação Ferrea será transferido para esta capital.

TELEGRAMMAS

Contrato theatral

Caxias, 28 - O maestro cav. Paolo Lazzini, que ha pouco regressou da Italia, aceitou um contrato com a empreza theatral Apollo, da firma Bergmann & C. , não aceitando o offerecimento de uma empreza de Pelotas. Os seus admiradores desta cidade ficaram satisfeitos com a preferencia dada pelo professor Lanzini ao theatro caxiense.

As consequencias do augmento de tarifas da Viação Ferrea

Passo Fundo, 27 - A “Época”, jornal que aqui apparece, em sua ultima edição, publica, sob o titulo “Effeitos das tarifas”, uma relação de 53 estabelecimentos industriaes deste municipio, constantes de engenhos de serrar e fabricas de caixão, os quaes fecharam, em consequencia do augmento das tarifas da Viação Ferrea. O mesmo jornal promette ainda publicar nova relação de outros estabelecimentos que acompanharão aquelles.

O Reichstag recomeça os seus trabalhos

Berlim, 28 - O Reichstag recomeçou os seus trabalhos. Foram discutidos os orçamentos dos ministerios do Trabalho e do Interior. O ministro da primeira dessas pastas declarou que o numero dos sem trabalho na Allemanha attinge a 430.000.

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 1º de março na história

1811 - Criação do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. 
1870 - Solano López morre em combate, acabando a Guerra do Paraguai.
1910 - Marechal Hermes vence Ruy Barbosa na eleição presidencial. 
1921 - Alemanha recusa acordos sobre as reparações de guerra. 
1945 - Morre Anne Frank, autora do diário sobre o holocausto. 
1967 - Estreia do programa de humor da Família “Trapo”, da TV Record. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895