Itinerários dos bondes são modificados

Itinerários dos bondes são modificados

Correio do Povo do dia 16 de março de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os bondes alteraram seus itinerários para descongestionar o trânsito.

publicidade

Serviço de bondes

Segundo noticiámos, como medida provisória, a titulo de experiencia e tambem para descongestionar o trafego na rua Marechal Floriano, o serviço de bondes da Companhia Força e Luz, a partir de hoje, em deante, soffrerá certa alteração. Nas linhas Theresopolis, Gloria, Parthenon, Azenha, Venancio Ayres e Republica será feito, simultanea e alternadamente, pela praça Conde de Porto Alegre, (praça do Portão), e via circular pelo Gazometro. Os bondes Venancio Ayres e Republica, que trafegarem pela linha Circular, irão sómente até o pavilhão da Exposição Agro-Pecuaria, a avenida 13 de Maio, no Bairro Menino Deus, tendo como placas com o dizer “Exposição” e outros “Gazometro”.

NR : A avenida 13 de Maio, é a atual avenida Getúlio Vargas. O Parque de Exposições ficava localizado onde hoje é a sede da Secretaria da Agricultura do RS.

DIVERSAS

Minas do Capivary - Seguiram, hontem, para Rio Pardo, com destino ás minas do Capivary, os srs. coronel João Baptista d’ Oliveira Brandão Junior, director-secretario da Companhia Hulheira Capivary, e P. Paulo Thomse, membro do Syndicato Mineiro Rio Grandense. Ambos são interessados no desenvolvimento das minas de carvão de pedra daquella procedencia que está dando os melhores resultados.

Peste bubonica - Conforme noticiámos, em poucos dias, deram-se dois casos fataes de peste bubonica no predio n. 259 da rua Pantaleão Telles. Moradores da visinhança, em carta que nos dirigiram, dizem que até agora aquelle predio não foi desinfectado. Accrescenta que os empregados do Desinfectorio da Hygiene allegam que não desinfectam a casa em questão porque a isso se oppuseram os seus moradores.

Brigada Militar - Esteve, hontem, na chacara das Bananeiras a missão instructora da Brigada Militar, que ali foi em virtude de deliberação do coronel Affonso Emilio Massot, commandante geral, afim de examinar a construcção de um “stand” de madeira, e varios trabalhos que estão sendo executados na linha de tiro da referida força. A commissão apresentou, hontem mesmo, ao commando geral, o seu parecer a proposito da inspecção a que procedeu.

O cambio - No mercado cambial desta capital, reinou, hontem, franco panico. Alguns bancos não affixaram taxas.

TELEGRAMMAS

Ponte internacional Artigas Quarahy

Quarahy, 12 - Uma delegação da cidade uruguaya de Artigas conferenciou com o dr. Balthasar Brum, presidente da Republica do Uruguay, pedindo apoio do governo de s. exc. no sentido de ser construida uma ponte internacional que ligará Artigas a esta cidade. O dr. Brum declarou áquella delegação que estava convencido da necessidade do referido melhoramento, podendo o Departamento de Artigas e este Estado entrar em accordo sobre as despezas que o mesmo accarretará. Accrescentou esperar o mesmo governo do Brasil. O dr. Brum prometteu empregar esforços para o bom exito das negociações diplomaticas a tal respeito e para satisfação das aspirações de Artigas. Esteve em Artigas, passando tambem por Quarahy, o dr. Antonio Bueno, ministro das Relações Exteriores do Uruguay. Acompanhavam-no os consules do Uruguay e do Brasil.

Fusão dos cinemas locaes

Vaccaria, 15 - Os irmãos Alfredo e Carlos Scherechepsás, proprietarios do Cinema Rio Branco, fecharam este e se associaram ao sr. Aluizio Ferreira de Souza, proprietario do Cine-theatro Lyra, adquirindo em partes iguaes.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de março na história

1919 - O presidente eleito, Rodrigues Alves, morre de gripe espanhola sem chegar a tomar posse. 
1935 - O governo do III Reich, na Alemanha, rejeita o Tratado de Versalhes e o serviço militar torna-se obrigatório no país. 
1960 - Estreia do filme “Psicose”, de Alfred Hitchcock.
1990 - Embrafilme, Funarte e outras entidades são extintas por Collor.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895