Líder bolchevique russo denuncia ligações entre monarquistas da Russia, Alemanha e Hungria

Líder bolchevique russo denuncia ligações entre monarquistas da Russia, Alemanha e Hungria

Correio do Povo do dia 11 de agosto de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Havia uma denúncia de que os monarquistas estavam praticando crimes.

publicidade

Existe uma alliança entre os monarchistas allemães, russos e hungaros

Berlim, 9 - Carlos Radek, leader bolchevista de Moscou e propagandista do communismo, declarou que é innegavel a existencia de alliança entre os monarchistas da Russia, Allemanha e Hungria. O escritor bolchevista attribue essa alliança á organisação de um grupo incumbido de pôr em pratica os assassinatos internacionaes e responsavel pela morte do ministro dos Negocios Estrangeiros da Allemanha Walter Rathenau; do sr. Wladimir Nabakoff, figura proeminente da Duma russa e do governo provisorio russo e morto em Berlim quando se deu o ataque contra Millukoff, e entre o assassinato de Mathias Erzberger, ex-ministro das Finanças da Allemanha, affirmando que o governo de Berlim esta informado dessas ligações entre os monarchistas dos tres paizes. 

DIVERSAS

Cooperativa de Consumo da Viação Ferrea - Como se sabe, a Cooperativa de Consumo da Viação Ferrea mandou construir um edificio, nesta capital, para nelle installar o seu armazem, á rua Voluntarios da Patria, proximo á 7 de abril. Tendo terminado as obras de construcção, a referida Cooperativa já transferiu para ali seu armazem, que está bem montado e apto a attender amplamente ao fim a que se destina. 

Contra o alcoolismo - Realizou-se terça-feira ultima, na vizinha cidade de S. Leopoldo, uma conferencia anti-alcoolica, realisada pelo presidente da “Liga Anti-alcoolica” dali, academico de medicina Ervin Wolffenbutel. O “Coliseu Leopoldense”, cedido pelo proprietario, sr. Pedro Regner, estava repleto, fazendo-se ouvir a banda do 8º batalhão de caçadores. Estando presentes as autoridades civis e militares daquella cidade, teve começo a conferencia, intitulada “O Alcoolismo no lar”. 

Banco Pelotense - Já foram entregues á directoria do Banco Pelotense as plantas do edificio que vae ser construido em Santa Maria para funccionamento da filial dali. O projecto foi elaborado pelo engenheiro Gastão Dessart e obedece a um estylo sobrio, mas de aspecto alteroso. O palacete tem dois pavimentos. Na esquina ficará assentada uma cupula. 

TELEGRAMMAS

Doação de um terreno para construcção de um quartel 

S. Gabriel, 10 - O Conselho Municipal autorisou o intendente a adquirir um terreno no valor de 40 contos de réis afim de ser doado ao governo federal para o Ministerio da Guerra construir nelle um quartel para a força federal. 

A successão presidencial do Rio Grande - A bancada rio-grandense resolveu apoiar a indicação do nome do sr. Borges de Medeiros a reeleição 

Rio, 9 - A bancada situacionista rio-grandense esteve hoje reunida na séde da Sociedade Rio-Grandense , para tratar da successão presidencial desse Estado, em virtude de consulta feita individualmente a cada um dos representantes pela commissão provisoria designada pelo sr. Borges de Medeiros. Estamos informados de que na reunião ficou assentada a expedição de um telegramma, assignado por toda a bancada ratificando a sua adhesão á reeleição do dr. Borges de Medeiros, já manifestada anteriormente, por occasião do pronunciamento do general Firmino de Paula. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de agosto na história

1833 - Sociedade Militar é fundada pelos Caramurus, em favor do retorno de Pedro I.
1872 - Estrada de Ferro Jundiaí-Campinas é inaugurada. 
1975 - EUA vetam entrada do Vietnã na ONU.
1984 - Maluf vence Andreazza na Convenção do PDS e se torna o candidato da situação à presidencia. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895