Lei do Ventre Livre completa 50 anos de vigência

Lei do Ventre Livre completa 50 anos de vigência

Correio do Povo do dia 28 de setembro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Princesa Isabel assina o decreto da Lei do Ventre Livre.

publicidade

28 de setembro - Completam-se, hoje, 50 annos que a ex-regente do Imperio, d. Izabel, na ausencia do seu pae, o imperador d. Pedro 2º, assignou o decreto apresentando ao parlamento pelo Visconde do Rio Branco, chefe do gabinete de 7 de março e que ficou sendo conhecida como lei do ventre livre. Desse ministerio faziam parte, além daquelle illustre brasileiro que, com a presidencia do conselho occupava a pasta da Fazenda, mais os eminentes conselheiros João Evangelista Negreiros, Sayão Lobato e outros. O projecto foi muito atacado no Senado pelo conselheiro Zacharias Vasconcellos e, na Câmara por José de Alencar e Ferreira Viana e defendido com brilho pelo Visconde de Rio Branco e João Alfredo.

DIVERSAS

Trens nocturnos - A Viação Ferrea pretende restabelecer os trens nocturnos entre esta capital e Santa Maria. Provavelmente, os referidos trens começarão a trafegar em outubro proximo. Os trens nocturnos haviam sido suspensos em consequencia da deficiencia de material, principalmente locomotivas, com que então luctava a Viação Ferrea. Com a chegada das locomotivas encommendadas pelo governo do Estado e com a reparação de outras inutilidades serão restabelecidos os trens nocturnos, cuja falta se faz sentir. 
Instituto Borges de Medeiros -Esteve reunido, sabbado, como de costume, o corpo docente do Instituto Borges de Medeiros.

Mortandade de gado - A secca que assola actualmente o municipio de Uruguayana tem causado serios prejuizos aos fazendeiros dali. Ultimamente, os fazendeiros têm perdido grande quantidade de gados. O sr. Luiz Duarte, fazendeiro no Touro-Passo, já perdeu approximadamente 400 rezes, motivado pela secca . 

Batedores de carteiras - Os batedores de carteiras continuam operando em varios pontos da capital. Ao que parece, uma grande quadrilha delles se encontra aqui, depois agem nos bondes, nos centros de diversões na estação da estrada de ferro e em todos os pontos onde se aglomera o povo. 

TELEGRAMMAS

Inauguração de uma linha ferrea

Torres, 27 - A população desta villa e do interior do municipio festejará a inauguração do trafego ferro-viario entre Palmares e Conceição do Arroio. 

Foot-ball

Lageado, 27 - No match de foot-ball que se realisou domingo entre o S. C. São José e o S. C. Lageadense, venceu aquelle por 7 a 0. 

Conflicto entre a Austria e a Hungria 

Vienna, 26 - A situação creada pelo conflicto que surgiu entre a Austria e a Hungria, a proposito do territorio de Burgenland, complica-se cada vez mais, parecendo impossivel resolver-se o caso sem a intervenção militar das potencias. 

Um deputado socialista gravemente ferido

Roma, 26 - Telegrapham de Moladi Bari dizendo que o deputado Divagno pronunciou um discurso por occasião da inauguração do Circulo Socialista ali. Pouco depois, quando ia partir daquella cidade, foi ferido gravemente por um desconhecido que lhe disparou trez tiros.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de setembro na história

1864 - Primeira Associação Internacional dos Trabalhadores é fundada em Londres, por Karl Marx. 
1887 - Jornal abolicionista Cidade do Rio, de José do Patrocínio, começa a circular. 
1914 - Inauguração do Forte de Copacabana.
1934 - Nasce a atriz francesa Brigitte Bardot.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895