Limitação do poder naval é tema da terceira semana da conferência dos desarmamentos em Washington

Limitação do poder naval é tema da terceira semana da conferência dos desarmamentos em Washington

Correio do Povo do dia 30 de novembro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A conferência do desarmamento em Washington.

publicidade

A limitação dos armamentos - A 3ª semana da conferencia em Washington

Washington, 28 - A conferencia dos desarmamentos entrou na sua terceira semana, com mais um esforço em favor de um accordo para a limitação do poder naval. Acredita-se que a questão naval pelo menos no que concerne á distribuição de forças entre os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e o Japão, chegou a um ponto em que parece possivel a sua volta á commissão dos cinco, com pareceres dos peritos navaes. Reina certa e justificada espectativa em torno da sessão plenaria que será convocada esta semana, afim de se chegar a uma solução definitiva. A opposição britannica aos submarinos defendidos nos planos do sr. Hughes será um dos pontos a discutir pela commissão e conferencia.

DIVERSAS

Grande hotel - Pessoas de destaque da sociedade de Pelotas foram constituidas em commissão pelo dr. Pedro Luiz Osorio, intendente do municipio, para o fim de effectivar-se a idéa de ser construido, naquella cidade, um grande hotel modelo. Para essa applicação contam se já 1.850 acções da extincta Companhia Frigorifica Rio Grandense e 777 de subscriptores outros, tudo sommando 525 contos de réis. 

Companhia Força e Luz - Renovando o pedido feito ha poucos dias, por nosso intermedio, diversos moradores do Caminho do Meio e Avenida Bomfim, solicitam, de novo, aos dirigentes desta companhia que, ao em vez de fazerem a costumada enturmação dos bondes E, ás 11,54, sendo que quasi sempre elles andam adeantados, façam partir um, extraordinario, da Praça Senador Florencio, ás 12 horas, pois assim muito favorecerá ao grande numero de trabalhadores e empregados de toda especie, que ao meio dia, sem um minuto siquer de differença, largam os seus serviços para fazer suas refeições. 

Hora litteraria - Foi, hontem, pela Associação de Imprensa, definitivamente designado o dia 12 de dezembro, ás 16 horas, no Theatro S. Pedro, para a realisação da hora litteraria promovida pela Associação Rio Grandense de Imprensa.

TELEGRAMMAS

Lançamento da pedra fundamental do edificio para o quartel general da 5ª brigada de infantaria

Cruz Alta, 29 - Em terreno á Avenida General Osorio, junto á praça 15 de Novembro, foi, hoje, ás 16 horas solemnemente lançada a pedra fundamental do edificio para o quartel general da 5ª brigada de infantaria. Estavam presentes ao acto o coronel Oscar Barcellos, chefe da commissão de construcção de quarteis do Exercito, o general Firmino de Paula, intendente municipal, autoridades civis e militares, convidados e povo. 

Estradas municipaes 

S. Francisco de Paula, 29 - Foi inaugurado o trecho da estrada da costa á Subida da Cruz. Recomeçaram os serviços da estrada dos fundos, na direcção de Vaccaria. 

O throno do Japão 

Tokio, 28 - Falando ao povo, o principe regente lamentou a enfermidade do imperador que tornára necessaria a regencia e manifestou anciedade de poder desfazer-se do pesado encargo que lhe cahiu sobre os hombros jovens. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de novembro na história

1814 - Morre o Marquês de Sade, escritor francês que deu origem ao termo sadismo.
1900 - Morre o escritor irlandês Oscar Wilde. 
1935 - Morre Fernando Pessoa, um dos maiores poetas de Portugal. 
1964 - Estatuto da Terra é promulgado por Castelo Branco. 
1980 - Morre o cantor e compositor Agenor Oliveira, o “Cartola”.   

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895