Mais blocos carnavalescos saem às ruas em Porto Alegre

Mais blocos carnavalescos saem às ruas em Porto Alegre

Correio do Povo do dia 6 de fevereiro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

A corte da Esmeralda.

publicidade

Carnaval - A passeata dos blócos carnavalescos

Começaram, hontem, devendo prosseguir hoje, amanhã e terça-feira os festejos carnavalescos do corrente anno. A “Deus Momo” estão sendo prestadas homenagens pelos amantes da folia. A”Esmeralda” e os “Venezianos”, as tradicionaes sociedades locaes ainda este anno não sairão á rua tendo a primeira resolvido que as suas consagrações ao “Deus da Folia” se limitasse apenas a festas internas, dedicadas aos seus associados. Os “Paladinos”, os “Filhos das Ondas” serão as tres unicas sociedades que, este anno, apresentar-se-ão em publico, sendo que cada uma dellas se empenha vivamente em se apresentar na altura de seus creditos que são mais honrosos. Este anno vae sair á rua maior numero de blocos do que no anno anterior. Todos com as suas canções originaes promettem dar á sua nota, que assim certamente cooperarão para tornar mais attrahente o carnaval deste anno.

DIVERSAS

Mascara - Festeja hoje o seu 4º anode existencia a brilhante revista local “Mascara”. Commemorando essa data auspiciosa “Mascara”dará no proximo sabbado uma edição especial de 200 paginas, com escolhida materia de collaboração e redacção, além de grande numero de illustrações de assumptos de atualidade. Com esse numero, “Mascara” iniciará a série de brindes que serão distribuidos por sorte aos seus assignantes.

2ª Exposição de Fructas de Villa Nova - Terá logar, hoje, no arrabalde de Vila Nova, a entrega de premios conferidos aos expositores que se fizeram representar no interessante certamen, de que minuciosamente nos occupamos em noticias anteriores. O acto de entrega das medalhas será solemne, com a presença da commissão promotora da exposição e da julgadora, comparecendo tambem os expositores e outras pessoas interessadas e ali residentes. Os premios a serem distribuidos hoje são os seguintes: 1º medalha de ouro, ao sr. João Passuelo; 2º, medalha de prata, aos srs. Moresco Irmãos e em segundo aos srs. Maximiliano Passuelo.

TELEGRAMMAS

Carnaval

Pelotas, 5 - Reina pouco enthusiasmo para os folguedos carnavalescos nesta cidade.

Bagé, 5 - Estão se ultimando os trabalhos da confecção dos carros allegoricos do grupo C. e Grupo C. R. 12, que se vão exhibir no proximo carnaval. Hoje haverá um baile burlesco no Coliseu Bagéense.

Dr. Assis Brasil

S. Paulo, 5 - Vindo de Campo Alto, fazenda de café e criação de propriedade do sr. Martinho Prado Junior, regressou a esta capital o dr. Assis Brasil.

O conde d’Eu e o principe d. Pedro

S. Paulo, 5 - Hoje pela madrugada, chegaram a esta capital o conde d’Eu e o principe D. Pedro, que por motivo das inundações haviam ficado detidos em Itapetininga.

Parque D. Pedro II

S. Paulo, 5 - O prefeito desta capital sanccionou a lei dando o nome de Parque D. Pedro II á Varzea do Carmo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de fevereiro na história

1881 - Inauguração do Prado Rio-Grandense, em Porto Alegre.
1930 - Estreia o filme “Luzes da Cidade”, de Charles Chaplin. 
1932 - Nasce o diretor de cinema francês François Truffaut. 
1945 - Nasce Bob Marley, cantor jamaicano.
1947 - Liga Árabe discorda da ONU na criação do Estado de Israel. 
1996 - Morre Nelson Carneiro, senador que foi autor da Lei do Divórcio.

O dia 7 de fevereiro na história

1827 - Começa a circular o primeiro jornal de SP, “Farol Paulistano”.
1923 - Gráficos paulistas promovem uma greve que se tornou vitoriosa após 42 dias do movimento, dando origem ao Dia dos Gráficos.
1945 - Depois de quase 5 anos de intervenção, volta às mãos de Julio Mesquita o Estado de S. Paulo. 
1979 - Morre em São Paulo o nazista alemão Josef Mengele. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895